domingo, 29 de novembro de 2009

Glee

Glee é uma forma de música coral tipicamente inglesa para vozes masculinas sem acompanhamento, muito popular no século XIX (Fonte Wikipédia).


Só isso? Não! Glee também é o título do novo seriado produzido nos EUA. No Brasil, a primeira temporada está sendo exibida no canal 45 de tv por assinatura Fox.

A temática do seriado gira em torno do “renascimento dos chamados losers” através da música. Para quem não sabe, loser significa perdedor, fracassado; e na terra do Tio Sam aquele que é considerado um loser sofre pra valer. Na verdade, geralmente os losers são os que possuem coeficiente de inteligência acima da média (nerds), os homossexuais, os obesos, os portadores de necessidade especiais, entre outros. Ou seja, são aqueles que diferem do padrão estético/social. E este preconceito, infelizmente, é fortemente disseminado nos colégios americanos. Não à toa os filmes colegiais estadunidenses freqüentemente enfatizam a segregação entre os alunos de uma mesma escola: numa mesa, estão os losers; noutra mesa, as "patricinhas"; em outra mesa, os estudantes negros; e por aí vai...


Sob pressão e alvejado pelos mais diversos tipos de preconceito, um loser precisa “suar a camisa” para realizar seus sonhos, conquistar suas metas. E neste seriado, eles encontram uma grande oportunidade em um coral comandando pelo professor de espanhol Wil Shuester (Ryan Murphy).


A aluna que inscreve seus vídeos no Youtube sonhando em ser famosa; o jogador de futebol americano que sonha em ser cantor e é ridicularizado por isso; um jovem homossexual que é diariamente lançado na lixeira do colégio; uma negra obesa que não admite ser backing vocal; uma descendente de japonesa, emo e gaga e gótica que corta o cabelo de suas bonecas; e um cadeirante que toca guitarra e freqüentemente é chamado de aleijado por uma professora insuportável: este é o time de losers que compõe o coral.







Quando o coral, que antes desacreditado, começa a ganhar notoriedade, uma série de intrigas e armações ocorrem para desmanchá-lo, tudo por conta de invejosos professores que não admitem serem menos prestigiados que um jovem professor com um coral formado por losers.


Apesar de suceder grandes sucessos musicais como “Rebelde”, novela mexicana, e “High School Musical”, trilogia cinematográfica americana que conquistou milhares de fãs no mundo inteiro, o seriado Glee pretende transmitir uma mensagem que vai muito além das velhas fórmulas utilizadas pelos americanos nessas produções: a quebra do preconceito.


O seriado Glee mal estreou nos Eua e já bate recordes de audiência. As músicas cantadas na série (versões de grandes sucessos consagrados como “Don’t stop believing, do Journey, e “Somebody to love”, da banda inglesa Queen), são as mais baixadas da Internet nos Eua, segundo o iTunes.


Até então, seria injusto classificar o seriado Glee como sendo “mais um besteirol americano”. Com muita irreverência, humor, e fantásticas apresentações musicais, o seriado cumpre muito bem seu papel de socialização, não poupando críticas ao sistema discriminatório que paira na educação dos Estados Unidos da América.


Para quem estiver curioso em apreciar “o novo vício da tv” e quiser se tornar o novo “gleek” (como são conhecidos os fãs de Glee nos Eua), Glee é exibida toda a quarta-feira no canal 45 pela tv por assinatura (Fox), às 22:00 hs, com reprises nas quintas-feiras.


Abaixo, um promo da série:

http://www.youtube.com/watch?v=TTzB8W8shi8&feature=related

Aquele abraço!

4 comentários:

Tatiana disse...

Lohan, adorei seu post!!!
Por conta da sua dica, no domindo assisti a Glee e... ADOREI!!!!!!!! Que série maravilhosa, amei, amei, amei!!!!!
Obrigada pela dica!!!!!!

Tatiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivelise Zanim disse...

PARABENS MAIS UMA VEZ AMIGO!!!! VOCE PODE TER A CERTEZA Q ESTÁ TRILHANDO O CAMINHO CERTO....O DA LITERATURA EM SI.....POUCOS NESSES DIAS DE URGENCIA POSSUEM ESSE TALENTO TÀO BEM DESENVOLTO.....LINDA E PROFUNDA A POESIA.....BJUSSSSS

Lohan disse...

Parabéns, Glee!
Globo de Ouro de Melhor série Comédia/Musical do ano de 2009; Que venha a segunda temporada!