domingo, 30 de maio de 2010

Brasil, esse grande adolescente




Há um tempinho atrás, numa conversa informal com amigos, comparei nosso país e seu povo (eu me incluo é claro) a um adolescente, na ocasião percebi que alguns amigos ficaram examinando aquela analogia e o papo rendeu,tive de explicar essa minha visão e depois de pensar mais a respeito disso, resolvi escrever algumas palavras materializando este pensamento.

Cheguei a essa conclusão para fazer essa comparação observando nosso momento hoje, as reações que temos perante as novidades, as maravilhas e os perigos do mundo globalizado,quando digo um adolescente,não é no sentido pejorativo, mas num sentido de ver o país como um jovem afoito, maravilhado com as descobertas e com conquistas que para povos mais maduros seriam básicas de uma nova fase de vida, neste momento em que estamos afirmando nossa posição no mundo, é de grande importância que nós, o povo brasileiro, tenhamos mais seriedade com nossas vidas para deixarmos de ser apenas o país do samba, da mulata e do carnaval, para ocuparmos um lugar de destaque e responsabilidade no cenário mundial. Um adolescente se vê como o dono do mundo,se acha sempre certo e,na maioria das vezes não ouve a orientação necessária para trilhar um caminho mais tranqüilo.Para mim,na minha limitada visão, entendo que é assim que nos vêem lá fora,inclusive quando nos exaltam,sinto um toque de ironia. Sei que esse texto vai render, muitas pedras serão atiradas, mas o que posso fazer é defender meu ponto de vista e aprender mais com a visão dos outros, sempre deixando uma porta aberta para até mudar este pensamento se conseguirem me convencer que ele não é válido. Vivemos num lindo país, que como já citei em outro texto, num lugar “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Estamos em um momento histórico de nossas vidas em que com a globalização, nossa nação vem crescendo e chegando mais junto das velhas e experientes raposas do capitalismo,por isso que é preciso seriedade e atenção, estamos chegando sem dúvida graças ao trabalho que vem sendo feito pelo governo que soube aproveitar o que foi feito na administração anterior e também graças aos avanços dessa gestão em muitas outras áreas, porém ainda precisamos avançar e muito principalmente no campo da ética da moral e da honestidade.

Vejo grande parte da nossa sociedade inconscientemente manipulada e até mesmo anestesiada pelos veículos de comunicação, hoje a televisão está presente em quase todo Brasil, mas, infelizmente a cultura, o saber e a consciência crítica ainda não acompanham a velocidade da tecnologia, talvez, por não ser interessante ter um povo questionador, é muito mais lucrativo um povo consumidor, que hoje pode comprar a TV de lcd para assistir a copa.

Podemos observar que esse grande adolescente, no seu ímpeto da juventude e da empolgação, ainda não dá a devida atenção a situações mais sérias, um exemplo disso são as eleições que estão chegando. Seria coincidência ser tudo(eleições e copa) no mesmo ano?Essas coincidências não param por aí, mas vamos rumando junto com a boiada, empurrando com a barriga e como bons brasileiros que somos, continuamos rindo de nossas próprias mazelas. Já nos acostumamos a assistir no congresso uma queda de braço pela manutenção do poder, as siglas em guerra, oposição versus situação e todos se esquecendo da “União”, na hora de aprovar o “ficha limpa”, o povo do rabo sujo se esquece da briga e toca a fazer emenda na lista, descaracterizando o projeto e enganando mais uma vez a sociedade que pensa que vive numa democracia. Não podemos esquecer que os rabos além de sujos, são presos... É preciso costurar alianças, fazer coalizão... Hoje, vemos figuras que outrora já foram inimigos mortais no mesmo palanque defendendo os mesmo “interesses”... Seria cômico se não fosse trágico... Nessas horas, eu queria a coerência do Dunga em nossa política.

Enquanto isso o povo vai “caminhando e cantando e seguindo a canção” no ritmo do “rebolation” e do funk, mês que vem começa a copa e nossos olhares ingênuos se voltarão mais uma vez para nossa constante busca de um herói, torço para que sejamos campeões, o povo merece um pouco de alegria, fico também na expectativa de que um dia saberemos administrar nossas alegrias contendo a euforia que na maioria das vezes atrapalha a visão, saberemos que as vitórias são conseqüências de uma luta, de um trabalho sério em que cada um pode fazer um pouquinho, pode dar a sua parcela de honestidade, empenho e seriedade para nosso país amadurecer, não adianta questionarmos nossos políticos se a cada eleição nós os colocamos novamente no poder, não adianta dizer que a polícia é corrupta se quando somos parados cometendo alguma infração preferimos o caminho da corrupção, da propina, muitas vezes sabemos o que fazer, falamos bonito e não praticamos o dever de casa e é aí é que está a chave de tudo: O bom exemplo.

É possível sim a mudança, é trabalhoso mudar um comportamento, mas é possível, depende de cada um de nós olhar para dentro de si com uma visão crítica, desarmada e disposta a enxergar o que é preciso e que muitas vezes pode ser doloroso, afinal, é muito mais fácil apontar erro nos outros do ver os nossos. Fazendo este trabalho aos poucos como dizem por aí:”devagar e sempre”,com paciência com nós mesmos,respeitando nossos limites, vamos então crescendo,nos tornando pessoas melhores,mais sábias,mais felizes,esta sabedoria é adquirida pela vivência e só o tempo da vida quem traz,o aprendizado de não errar mais é só se arrependendo do erro e sentindo a dor do que fez para não fazer de novo,é preciso consciência,é preciso limite,hoje vivemos na era do “tudo pode”,tudo é “normal”,em nossa bandeira está escrito:Ordem e progresso e vejo que é por essa ordem que podemos chegar realmente no progresso,não é pela bagunça,nem pela libertinagem,o Brasil precisa é de bons exemplos,precisa de famílias bem estruturadas que tenham moral para mostrar um caminho bom para seus filhos,formando uma geração ainda melhor.

Um dia seremos adultos, teremos mais calma com as novidades, seremos menos afoitos, saberemos observar mais e falar menos, teremos posições mais firmes e conseguiremos enxergar o que não está explícito no discurso que nos chega ,nosso crescimento será mais sólido e nossas consciências serão mais claras,até lá,vamos trabalhando,abrindo os olhos devagar,questionando,examinando e peneirando, aprendendo a descartar o descartável que hoje é tão valorizado,valorizando o caráter a ética,a moral e a família.A medida em que nos transformamos para melhor,nosso país também melhora,pois nossa nação é o nosso próprio reflexo.

2 comentários:

Lohan disse...

João, meu amigo,

Me perdoe pela demora em comentar! Só agora tive tempo suficiente para me deter nessa tão boa leitura crítica a respeito do território brasileiro.

João, quem irá te apedrejar? Quem terá coragem? Tudo que você escreveu está certo! Somos adolescente, sim, mas devemos pensar que todo adolescente um dia se torna adulto, e o Brasil está passando para essa fase, eu sinto.

O Lula chegou a cogitar modificar o ano da eleição. Mas não, é cômodo para os políticos manterem o ano da eleição presidencial para a Copa do Mundo.

João, eu já estava sentindo falta dos seus textos críticos! Sua visão sempre é muito bem colocada.

Obrigado! Até a próxima!
Abraços

Andréa Amaral disse...

João, que bom que você voltou! Meu querido, não se sinta na obrigação de "justificar" as incongruências que assistimos todos os dias, ao vivo e à cores e via satélite também.
Você sabe que sou bem mais ácida nas minhas críticas, mas quero acrescentar aqui que já que você comparou o país a um adolescente desprovido de uma estrutura familiar, sem regras de conduta, sem discernir o moral do amoral, sabemos o que nos reserva o futuro... um "boy" que usa roupas de marca e sem conteúdo; um jovem que dirige alcoolizado e deslumbrado com seu carro importado ou roubado e que não se importa com as vidas que matar. Um jovem que para não perder "status" rouba e se vende em troca de migalhas. Um jovem que sabe quem é Ronaldo, o "Fenômeno", mas dificilmente saberá quem "descobriu" o Brasil. Um jovem que terá que pagar metade dos seus ganhos trabalhando honestamente em impostos usados em proveito próprio pelos políticos safados, enquanto este mesmo jovem, no dia que precisar da proteção policial ou de um hospital, encontrará um fila de mortos-vivos esperando chegar sua vez e provavelmente levará uma bala perdida no crânio porque os policiais terão armas mais poderosas para atirar sem receber qualquer tipo de treinamento. Já basta. Fiquei estressada. Um abraço. E viva o Rabil! Copa na veia, galera! Depois as Olimpíadas... e tratamento para a epidemia do crack, escolas, educação...ah! Já saímos da lista dos analfabetos, temos a aprovação automática. Esqueci.