quarta-feira, 9 de junho de 2010

àqueles que trazem os olhos calados. e também aos que não se calam nunca.

todos os olhos. todas as faces. todo os gritos. emudecidos quando a noite cai.
as facas, as taras, os tiros, as ritos. toda sorte de castigos de adormecer palavras.
o pão concedido feito esmola. a mão estendida - favor. o sonho permitido, a luta consentida.
toda essa glória de se perpetrar misérias.
o vício. a virtude. o risco. o nu da vida.
o silêncio cru estampado nos olhos.


"Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: 'Muito obrigado'
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve pois só fazer pelo bem da Nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um Fuscão no juízo final
E diploma de bem comportado"
[Comportamento geral, Gonzaguinha]





Aos leitores, aos companheiros do Autores S/A,
desculpas peço pelos dias de silêncio,
pelas ausências,
em que nas voltas da vida andei emudecida...
sem as asas que a poesia me dá.

3 comentários:

Andréa Amaral disse...

Todos nós precisamos nos recolher de vez em quando. Faz parte das 4 estações. Bem vinda novamente.

Armando disse...

Oi Dani! Tudo bem?! Sabe mana... Eu acho que também é bom gente poder expressar ou não expressar...faz parte... Hoje eu sinto que a poesia é como nós... não tem um tempo exato prá nascer... pode acontecer num tempo simbólico de 9 meses... 8 meses... prematuramente... ou mesmo nascer depois do tempo que convencionamos ser o tempo prá ela nascer... No meu caso... estou tanto tempo sem escrever... que alguns meses atrás cheguei até a pensar que tinha deixado de ser poeta... O que é um absurdo por que isto é algo que faz parte de nós... na verdade, prá mim, todos nascemos poetas...Tudo..A vida, O cotidiano, tudo absolutamente, até nós mesmos somos poesias, mas também é prática, é preciso inspirar através da transpiração.. buscar oportunidades... esperanças... confiança...paciência... que no momento certo a coisa acontece... Esses conceitos me confortam um pouco... Me fazem lembrar que de fato há um tempo certo para todas as coisas como disse Salomão...Então realmente há um tempo prá gente não fazer nada mesmo. E eu também sei que a necessidade faz o sapo pular... então, derrepente numa situação de necessidade, inspirado pelo bem ou até mesmo pelo mal, então ela (a poesia) vem pronta e nós apenas a materializamos.... ela vem e se realiza em mim... e por um momento deixo de ser criador para ser criatura... e ela por fim me faz... ao invés de eu fazê-la... e a coisa acontece. Prá mim é a hora da frase do RAPPA ... é o "silêncio que precede o esporro"..rs Enfim... digo todas essas coisas prá vc por que estou dizendo todas essas coisas prá mim também... pois estou vivendo um momento parecido... ou não... afinal todos temos nossas diferenças e semelhanças... de qualquer forma... nossa hora está chegando... já semeamos... a colheita não demora... Abraço Forte e Amigo! seu mano Armando.'.

Lohan Lage Pignone disse...

Dani, seja bem vinda de volta!

Você é encantadora. Sua poesia é tão carregada de... Nem sei como me expressar... De uma verdade tão nua, tão bem pontuada, de modo a fazer com que cada palavra, cada letra, ganhe maior força, maior impacto. Incrível!

Bjs, Lohan!