quinta-feira, 3 de junho de 2010

AUTORES S/A = Superação, reinvenção, releitura...


AUTORES E MEMÓRIAS (QUASE ÉPICAS) ENTRE AMIGOS, PASSEIOS, MUITAS IDEIAS, RISADAS E FOTOS, É CLARO!

Estou desde ontem martelando sobre o quê escreveria para o dia de hoje. Como estou fazendo uma "faxination" geral na minha papelada de há séculos, encontrei coisas que são literalmente do arco-da-velha.
Vocês acreditam que ainda guardo "TODAS" as provas bimestrais, mimeografadas da alfabetização? O primeiro diário, assim como o segundo, o terceiro, o quarto...ufa!!! Quanto ácaro, meu Deus! Viva a memória RAM, o escaneamento, as pastas de arquivos (mortos) e a reciclagem, como não poderia jamais me esquecer. Posso comprimir e desfragmentar espaço real para outras coisas, sem realmente me livrar das minhas memórias. Tantas fotos engraçadas, poemas ingênuos, "boletins"  massacrantes, cartões de Natal guardados da melhor amiga que não vejo desde os 9 anos de idade (?!...) E as fotinhas 3X4 dos amigos antes de tirarem a carteira de identidade? Muita risada, espirros intermináveis, muitas expressões de surpresa, do tipo: quem É este da foto? Nem lembro mais o nome. Essa tia AINDA NÃO MORREU? Nossa, olha como era o morro do outro lado da avenida...não tinha nem um barraco! (Acho que a rinite não vai passar). E o meu quintal cimentado e horroroso, onde antes havia um jardim gramado e muros de cipreste? Guardo até hoje o adesivo do primeiro candidato a vereador em quem votei e que representava o "comunismo" do PT. E as calças de cintura alta, as ombreiras dos anos 80??? Só Jesus na santa causa. Bons tempos...

Mas tudo isso é para prestar a minha homenagem aos AUTORES S/A. Assim mesmo, em letras maiúsculas, pois é uma honra para mim poder ter presenciado a sementinha que brotou no pensamento da Camila, verbalizada numa excursão cultural de alunos da Estácio de Friburgo para São Paulo, que foi conquistando adeptos que apostaram nesta história e sempre deram o melhor que sabiam e que podiam a cada momento, até chegarmos ao primeiro aniversário.

Assim como uma gestação, podemos dizer que em todos estes meses fomos envolvidos pela empolgação inicial, planos para adquirir coisas des/ necessárias para o bebê, para a decoração do seu ambiente, para nossa vaidade de pais, avós e tios de primeira viagem.

E o resultado de tudo isso foi que tivemos trocas de "médicos", exames a serem feitos e analisados, mudança de hábitos, controle da pressão arterial, uma busca frenéticas por nomes, palavras que pudessem compor a personalidade deste grande "bebêblog" que aí está.

Agora, neste momento, ele se encontra em seus primeiros, mas firmes passos. Está aumentando seu círculo de amizades, re/conhecendo o mundo ao seu redor, adquirindo atitude, auto-confiança para cair e levantar, para dormir embalado por histórias contadas todos os dias por seus pais e novos mentores.

O futuro não nos pertence, mas acredito que entre obstáculos, descobertas, entre lágrimas e risos, perdas e ganhos, entre tapas e beijos e avaliações de todos os tipos, que um dia, ele se tornará um "SER/ESTAR"  cheio de memórias para serem repassadas aos novos leitores que rirão de coisas escritas e dirão o mesmo que eu diante de minhas lembranças de baú. E mesmo rindo de muitas coisas que parecerão ridículas, chorando de emoção ou surpresa com outras que já não farão mais parte do seu tempo, ainda assim, descobrirão um meio de eternizá-las num novo tipo de memória para que não se percam. E o trem da História continuará sua rota. Eu disse trem? Ai, acho que já estou velha e nem me lembro. Agora vou guardar na minha caixa-de-jóias,  a "reliquia" da ficha de orelhão da Telerj. Esta é uma peça histórica que tem que ir para um museu dedicado a evolução das telecomunicações do século XX. Quem sabe um dia não valerá uma fortuna num leilão de raridades?

Ah! Mais uma coisa: como todo bebê, estes pais (Camila e Lohan) têm parentes que passaram a ser relacionar como uma grande família, mesmo que não se encontrem nunca, mal balbuciem palavras uns com os outros ou fiquem meses sem dar notícia ou de cara emburrada. Mas isso não quer dizer que não se lembrem ou não se preocupem com o bebê. Por isso, aí vai o meu beijo especial àqueles que cuidaram do blog nos seus primeiros meses e com quem estabeleci uma ligação de carinho, de admiração silenciosa, de birra (também), de crítica velada ou deslavada, pois afinal, o que seria de um ser sem tios chatos, com manias, defeitos e qualidades? Todos acham que a sua filosofia é a melhor para se educar um filho. Todos somos vaidosos e queremos dar os nossos pitacos. De qualquer maneira, aproveito para deixar aqui os meus sinceros pedidos de desculpas e me redimir diante do fato  de que aprendo todos os dias com estes parentes, que nossa verdade não é a única, que somos passíveis de erros, que podemos ter a humildade de reconhecê-los. Sidarta, Karina, João, Juliana.... aos especialistas em pediatria que nos acolheram com seus cuidados e nos prestigiaram e prestigiam: Thaty, Reinaldo, Izimar...aos que vieram embalar e brincar e ensinar ao bebê: Edson, Mauri, Eduardo, Rayanna, Dani... aos que quiseram adotá-lo de coração aberto: Cacarina, Simone, Armando, Renner, Carla e Camillo. Se esqueci de alguém, me perdoem. Minha memória RAM já passou dos 40. Preciso reconfigurá-la logo. Tchau e bom feriado.

Aliás, que dia vai ser a festa do primeiro aninho? Eu quero que o tema seja dos BackYardigans!! O que vocês acham?

7 comentários:

piedadevieira disse...

Que maravilha, adorei as fotos e o texto! Que bom que um ano já se foi e quantas mudanças, quantas tranformações, quantas descobertas!
Seu texto me fez lembrar um pouco de mim,guardo também relíquias de um tempo que não foi em vão, pelo contrário, deixou marcas profundas.
Que pena que não me encontrei nas fotos! Faça um com nossos momentos da faculdade, vai ser muito bom. Beijos.

Lohan disse...

Andrea, que texto maravilhoso!
Ontem eu já passei por uma sessão nostalgia, agora de novo...rs Como nosso bebeblog está crescendo, não?

O primeiro aninho está se aproximando... Uhhhhu!! Mas que tema é esse que vc pediu?? Viajei agora, rs.

Festa por aqui não sei se terá... Mas to sabendo que virão novidades super maneiras pra marcar as comemorações do primeiro aninho... hehe.

Bjs, Andrea! Esse blog não era, de fato, o mesmo sem vc!

Sim! Podemos pensar! disse...

Muito,muito maneiro este texto,me fez viajar e me emocionar aqui...

Já disse várias vezes que me sinto muito honrado de participar,deste blog,o aprendizado que tenho com vocês é algo que não tem preço.

Precisamos nos encontrar!!!

Felicidades!!!

Camila disse...

Andréa, que texto lindo!!!! Amei as fotos também!!! Obrigada pela sensibilidade... Também terei grandes recordações desse tempo da minha vida e quero poder reler todos os textos que estão aqui quando estiver velhinha... Saudades de você!!!
Beijo grande!!!

Andréa Amaral disse...

Nossa, Piedade querida...quanto tempo. Adoro seu blog e embora eu não tenha tido muito tempo para comentá-lo, gostaria de dizer que você também faz falta aqui no Autores. Eu tenho fotos da turma num álbum do Orkut, onde vc também se encontra. Entra lá.

Lohan, Camila, João... eu sei o quanto fui reclamona naquela tour meio que desengonçada, mas no final, só posso agradecer de ter participado dela para conhecê-los e estreitar laços que ainda não haviam se firmado, não é Camila?

Infelizmente não tinha fotos da Karina, Juliana... mas fiz esta colagem com aqueles que estiveram presentes em alguns momentos até mesmo no blog, vide Ernesto, por exemplo. Este blog é um xodó pra mim, podem acreditar. Adoro estar aqui, mesmo que entre crises de sumiço. Cada um sabe dos seus compromissos, não é? Mas sei que sem vocês, sem a ideia, sem a perseverança e a aposta, não estaríamos aqui ainda nos comunicando e trocando e aprendendo. Este blog é como se fosse um curso de pós. Adquiro mais conhecimento e conteúdo do que se estivesse dentro de uma sala de aula com algum erudita pedante falando "grego" sobre seus conhecimentos enciclopédicos. e prêmios adquiridos ao longo da crreira. Lembra Camila??? Beijão.
Ah! Lohan, BackYardigans são os personagens coloridos e fofos que os bebês adoram! Depois te envio uma imagem deles.

k@ disse...

Meu casaco estava nas fotos e eu nada!!! rsrsrsrsrs

Vamos comemorar e temos muito que comemorar...

Unknown disse...

Deu muita saudade de estar com todos vcs!!!!!!!!!!!
Wells, Andrea, que mosaico lindo vc fez...
Por que não vamos todos de novo a Parati...
Seria perfeito!!!!!!!!!!!!!