quarta-feira, 16 de junho de 2010

O país do futebol

Após um longo inverno estou de volta para falar mais sobre o maravilhoso mundo do futebol e nada melhor do que conversar sobre o maior evento esportivo do planeta terra que é a Copa do Mundo!
Contagiante a alegria do povo africano querendo mostrar ao mundo sua cultura, querendo afirmar a sua identidade e mostrar que eles existem.
Agora, sobre a redonda... Como o povo brasileiro pode reclamar da parada para os jogos da Copa do Mundo? Como reclamar de uma coisa arraigada na nossa história desde que começaram a jogar futebol em terras tupiniquins?
O futebol sempre foi a nossa válvula de escape e onde nos afirmamos para o mundo, queiram ou não, somos sim uma pátria de chuteiras como afirmava Nélson Rodrigues.
E ontem começou a caminhada rumo ao hexacampeonato com um jogo burocrático e sem sal contra um país que participa apenas da sua segunda Copa do Mundo.
A Seleção ficou devendo, não pode ter uma atuação apática como essa, afinal, somos a única Seleção cinco estrelas do mundo!
A Coréia do Norte mal passava do meio campo e o Brasil não tinha movimentação suficiente para vencer o bloqueio adversário, não conseguia exercer o seu favoritismo.
No segundo tempo com dos lampejos mostrou a superiodade, no primeiro lance com Maicon fazendo um gol espetacular, digno da camisa canarinho, um gol abusado.
Depois com um passe espetacular, Robinho deixou Elano na cara do gol, era só empurrar para as redes.
Mesmo perdendo por 2 x 0, a Coréia do Norte continuava com uma formação defensiva ao extermo, talvez, por medo de sofrer uma goleada da Seleção Canarinho. Mas os brasileiros relaxaram com a folga no placar e sofreram um tento numa pane geral da defesa brasileira após um cartão amarelo levado pelo meia Ramires.
Foi uma estréia ruim, mas como estampa o jornal Às da Espanha na sua capa de hoje: "A vitória do Brasil não é novidade, mas o futebol ruim apresentado!".
Será um review de 1994? Uma seleção pragmática que não agradava ninguém, mas assim como esta eficiente ao extremo.
Eficiente porque nos três anos com Dunga no comando ganhou tudo que disputou como a Copa América 2007, a Copa das Confederações 2009 e classificou-se para a Copa do Mundo da África com 3 rodadas de antecedência.
Como disse um jornal europeu na década de 80, o Brasil sempre chega à Copa do Mundo como campeão e os outros países vão apenas para tentar vencer a seleção brasileira, depois disso que eles podem pensar no título.
Essa é a nossa história, esse é o nosso orgulho!
Podem apostar e ter certeza, o hexacampeonato é logo ali!
Finalizo com uma frase que demonstra bem o espírito Dunga:
"Não é a vontade de vencer que importa - todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer."
Paul Bryant - Técnico de futebol americano.

3 comentários:

Lohan Lage Pignone disse...

Renner, texto fodástico, cara. Você soube englobar muito bem os assuntos acerca da Copa, sobretudo o da seleção brasileira!

Foi mal, mas venceu. Lembra o jogo contra a Turquia, em 2002. Um 2x1 apático (bem, era a Turquia), mesmo assim, foi uma seleção desacretidada q levou a Copa.

Acredito no Brasil; Alemanha, Espanha e duas zebras correm por fora: Chile e África do Sul.

Obs: o cartão amarelo foi dado ao jogador Ramires, apesar do Felipe Mello ter tido seus ataques de violencia, rs.

Abraços, meu amigo, continue nos mantendo bem informados sobre a Copa!

Andréa Amaral disse...

Não sou muito chegada em futebol, com exceção da Copa do Mundo, que realmente representa "A" tradição do nosso povo junto ao Carnaval.
Já comprei meus apetrechos de torcedora e a 1ªcamisa da seleção para que Davi já possa sentir, mesmo sem entender, que pertence a uma nação que manifesta seu patriotismo quando canta o Hino Nacional antes de uma partida se iniciar.
Mas vamos combinar: que joguinho mixuruca foi esse? Parecia treino de pelada de time de 3ª idade.
Ouvi o Tadeu Schimidt dizer (antes da Copa iniciar), que a diferença desta Copa para a última, está no fato de que desta vez os brasileiros não estão querendo ver show de celebridades com dribles mirabolantes e só tendo tempo para autógrafos. O povo quer assistir paixão.Talvez seja por ser a única manifestação real de sentirmos o patriotismo.
E isto está faltando geral. Os times de futebol nos dias atuais, são grandes empresas com suas equipes extravagantemente bem pagas que têm como missão cumprir uma meta.
Concordo com você, quando diz que foi um jogo burocrático, eficiente e técnico. Mas discordo do Lohan quando afirma: "foi mal, mas venceu."
Claro que todos torcemos pela vitória, mas este tipo de vitória sem sal, parece desígnio da sorte. A vitória só parece vistosa e vibrante quando o time mostra garra, vontade de vencer e suar a camisa do país que está representando. Não é porque somos penta campeões, que os outros times não irão se revelar.
A maioria deles aprendeu e ainda aprende a jogar futebol com os brasileiros, mas acho que está faltando o espírito guerreiro de quem quer honrar a camisa que veste. Podemos observar que o time de vôlei sempre mantém este espírito.
Ganhar por ganhar não tem graça. Tem que fazer por merecer. Os "grandes" atletas como Ronaldinho Gaúcho, Adriano e etc, não estão nem aí para o Brasil. Têm dinheiro suficiente pra mudar até mesmo de cidadania. Mas adorei a sua postagem.Parabéns.

Carla Zeglio disse...

Frequento futebol e adorei seu texto.
Ah! Antes de mais nada sou CORINTHIANA! rs
beijão