sexta-feira, 2 de julho de 2010

Oito leituras indispensáveis!!!



Buenas novamente, dear autorizados!!!

Hoje postarei sobre um assunto que me encanta desde os quatro anos de idade: a leitura.
Muitos alunos e amigos me pedem dicas dos livros “que eles não podem deixar de ler” e isso é muito sério, já q a leitura é tão essencial pra nós quanto as vitaminas para o nosso corpicho. Em um primeiro momento, listarei, claro, os itens que mais gosto, cânones ou Best Sellers, sem preconceito (quase!) algum, a final de contas ler é, antes de mais nada, um prazer!!!
Para quem não gosta de ler (ainda!) e já está torcendo a cartilagem nasal, uma dica, sem aquele papo de “tele-curso segundo grau” de “ler é importante”, “ler é culltura”. NÃO!!!!!! Não é só isso, ler é gostoso pra kct, quem nunca leu um livro, imagine só, será q vc quer morrer tendo vivido APENAS a sua vida? Ler é respirar através da sensibilidade do escritor e dos personagens. É não viver mediocremente só com nosso ponto de vista, é vivenciar outras culturas, outras realidades.
Wells, vamos parar de papo e partir para o count down!!!



8. Em oitavo lugar:
Ler uma “bobagem”, ao menos de vez em quando!






Revistas, catálogos de moda, design ou o que vc mais gostar de ler. Algumas bobagens podem ser muito boas, bem escritas e interessantes. Muitos HQs, os quadrinhos, por exemplo, são fruto de muita pesquisa e criatividade!!

7. Em sétimo lugar:
O nono lugar vai para todos os livros de bolso. Isso, para os livros portáteis, alguns vc pode levar até na sua Chanel 5.5 que cabe direitinho. Existem edições muito boas, baratas e pequenas. Destaco a editora Inquérito para os livros em português e a americana Bantan Books, boa, decente e baratinha, mais em conta que uma revista Vogue ou L’officiel, por exemplo (mim ama revista de moda, mea culpa, pode começar a me chicotear!!!)





6. Em sexto lugar:
Roteiros de cinema e teatro são muito legais de ler, principalmente depois de ver e rever a peça ou o filme. A editora Imprensa Nacional tem vários roteiros legais e, claro os textos das peças clássicas, de Ésquilo a Brecht, são sempre uma excelente escolha de leitura.








5. Em quinto lugar:
Periódicos, de preferência jornais ou revistas em papel. Wells, nada contra os jornais e revistas eletrônicos, eles são ótimos e verdadeiros salva-vidas na nossa rotina cada vem mais escassa de tempo, mas ter um Le Monde Diplomatique, não apenas ler no site é outra cosita...






Menção honrosa para a revista Caros Amigos e para a extinta e ótima Bundas. As revistas de moda (tá, eu já to sendo chata...) além de alienantes e burguesas quase sempre, trazem matérias muito bem elaboradas e editoriais babado!

4. Em quarto lugar:
Cartas!!!
Vc sabe quem foi a sua tataravó? Seu tio-avô por parte de pai? Pois é, quase ninguém sabe. Acho aterrorizante saber que as inúmeras fotos, cartas, cartões e emails que hj me são tão caros, um dia, num futuro distante e apocalíptico serão jogados fora e minha descendência nem desconfiará da vida que tive...
A dica agora é ler o nosso passado! Cartas de antepassados, fotos etc, a final de contas se seu tatatatatataravô não tivesse se apaixonado pela sua tatatatatataravó vc nem estaria lendo esse post.
Dica básica: na bilbioteca nacional podemos ler vários periódicos e cartas de vários séculos atrás. Uma tarde, há algum tempo atrás fui ler e lá mesmo, in loco, e foi emocionante, mas TÃO emocionante q já é assunto pra outro post.

3. Dê uma chance à literatura que acabou de nascer!!!!





Tem muita coisa legal acontecento nesse exato momento. Infelizmente, quendo se pensa em livros, muitos ainda só lembram de Joaquim Manuel de Macedo e Machado de Assis, quesão fantásticos, por sinal, no entanto leiamos também o que se faz hj, ou quase hj. Muita gente tem preconceito de ler o que AINDA não é clássico, mas devemos nos Lembrar que Sheakspeare já foi contemporâneo, já caminhou por aqui vivinho da silva!!!
Sugestões: Caio Fernando Abreu, Ruben Fonseca, Dalton Trevisan e o primeiro romance de um talentoso amigo, o qual será publicado em breve, não é, Landoni?

2. Viajar outras viagens!!!

Literatura africana, iraniana ou das Ilhas Maurício. Ler sobre o outro é também ter um olhar mais abrangente sobre nós mesmos. Se algumas bestas preconceituosas fizessem isso, não seriam bestas, muito menos preconceituosas.



Dica: Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Um minuto de silêncio para o Guimarães Rosa da Literatura africana. Lindo livro, absolutamente irretocável. Ah, e Desonra, do premiadíssimo J. M. Coetzee , recentemente filmado por John Malcovich é um soco no estômago. É imperdível ler sobre uma África do Sul muito diferente do q a copa está mostrando.

1. Nunca abandonar os clássicos!!



Nada de novo sob o sol. Como já disse em um post anterior, quase tudo veio de Homero, Sófocles etc. Ah, claro e ler a nossa maravilhosa obra Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. É um livro poderoso, tem Ilíada, Odisséia e Eneida ao mesmo tempo e na nossa realidade. Obra prima! João Ubaldo, mim AMA vc!

Bjocas, ótimas leituras e até o próximo post!!!




3 comentários:

Camillo Landoni disse...

Thaty!!!

Finalmente! Minha internet resolveu colaborar e estou aqui pra dizer da minha empolgação por tudo oq ue v escreveu. Simplesmente seu post é o melhor texto já escrito pra promoção da leitura no mundo!!!

Que linda e perfeita são as imagens, sobretudo a primeira, da mulher maravilha! que abertura mais bonita!

Ah!!!!
E nem tenho palavras por vc ter lembrado do meu romance... Estou em chamas por saber dessa sua consciência de leitura global, não somente ficção, livros 'sérios', acadêmicos, etc. concordo com vc em tudo! EM TUDO!

Dá pra repetir esse post semana que vem???? O blog merece!!!

Parabéns, vc tem que ser ministra da leitura! Bjos!!!

Andréa Amaral disse...

Maravilha de post Thaty. Ler é poder. Ler é tudo de bom. Adorei a dica das cartas antigas...afinal, tudo é história e nada melhor do que sabermos nossa própria origem.
Sugestão: copie este post no Letrados também.

Camillo Landoni disse...

Ótimo, Andréa!!!!

Como eu não tive essa ideia antes..

><
Thaty,
posta no Letrados!

^^

bjos!