sábado, 14 de agosto de 2010

Na onda das soap operas! (Parte 1)

Thaty, eu não resisti! Atenção, galera, ainda hoje o final de ''As vidas de um livro''! Não percam! (Merchan básico, isso não pode faltar, né, rs).

Novela boa merece ser lembrada, não? Camillo inspirou Thaty, Thaty me inspirou, vamos ver até onde isso vai!

Minha top list está longe de ser tão dinâmica e divertida quanto a da Thaty, ela vai me cobrar os direitos autorais s/a com toda reason depois, mas tudo bem.... kkk.

Antes de publicar a lista, é importante ressaltar que eu não assisti: Tititi, Vale Tudo, Tieta, Guerra dos Sexos, Selva de Pedra, Sassaricando, Irmãos Coragem, entre outras clássicas. Ou seja, apesar de poderem figurar tranquilamente em qualquer lista sobre folhetins, eu só vou publicar (lógico) de acordo com as que eu ASSISTI.

20º Poder paralelo, de Lauro César Muniz
    
Uma trama muito bem construída, recheada de mistérios e aventura. Ótimas atuações, com destaque para Paloma Duarte, que interpretou a atriz Fernanda Lira. Essa novela firmou definitvamente o pensamento de que a Record também pode transmitir novelas históricas.

http://www.youtube.com/watch?v=zPIZUtaWUrc

(Cena emocionante com Paloma Duarte. Falando sério... É show)

19º Anjo Mau, de Maria Adelaide Amaral, baseada na obra de Cassiano Gabus Mendes

Eu tinha nove anos quando assisti essa novela. Baseada na obra de um monstro da teledramaturgia, Anjo Mau apresenta uma personagem um tanto ambígua, que de vilã passa a mocinha. Nice, que na primeira versão da novela foi vivida por Suzana Vieira, se entranha na grande atriz Glória Pires, que dá um show (pra variar).
E o tema de abertura, e a abertura... Ponto a favor pra entrar nessa lista!
Relembrem!

http://www.youtube.com/watch?v=PvxWL8MCURY

(Cruzando raios, Orlando Moraes - Abertura de Anjo Mau - com direito a Malu Mader)

18º Da cor do pecado, de João Emanuel Carneiro

Novela das sete com status de novela das nove! Sim, eram os comentários da época. João Emanuel estreou com o pé direito. Soube dosar muito bem humor e crítica social, enfocando numa família pra lá de louca, a dos Sardinha, e no preconceito racial, inserindo uma mulher negra na primeira classe desse avião social. Taís Araujo caiu como uma luva no papel de Preta, só não superando seu papel em Xica da Silva. Mas o destaque vai para a primeira vilã loira de Carneiro: Bárbara Sodré, interpretada barbaramente por Giovanna Antonelli. Até o Reinaldo G., do qual estou longe de ser fã, atuou bem... Milagres assim merecem um lugar nessa lista, haha.


(Neguinha x branquela)

17º A viagem, de Ivani Ribeiro

"Ah minha adorada, viajei tantos espaços, pra você caber assim, no meu abraço... Te amo''.
A letra dessa música já vale a novela, não? É nessas horas que se percebe que o amor vai além da morte. Destaque, sem sombra de dúvida, para Guilherme Fontes, que depois dessa novela custou a firmar um papel sem que fosse lembrado / comparado pelo seu personagem Alexandre.
As outras novelas que envolvem espiritismo são todas cópias dessa. Essa ''Escrito nas estrelas'', por exemplo, uma cópia mal feita por sinal, vou te contar...
Relembrem a abertura. Emocionante.

http://www.youtube.com/watch?v=AwPrmixVi1g&feature=related

(É uma viagem, realmente...)

16º O rei do gado, de Benedito Ruy Barbosa

Benedito não podia faltar nessa lista! Suas novelas sempre são esticadas (com algumas exceções, como Renascer), e acabam perdendo um pouco o sentido... Mas são novelas de peso, sem dúvida. E quem não se lembra dos Berdinazzis e dos Mezengas, naquela rivalidade histórica, e da brilhante atuação do saudoso Raul Cortez?
Os sem-terra ganham destaque pela primeira vez na teledramaturgia brasileira.
Meu avô era vidrado nessa novela, se alguém mudasse de canal na hora do rei do gado... Hum, ninguém aguentava o berrante....rs.



(Acalmem-se! Essa ainda não é a Flora... É a bóia-fria Luana)

15º Quatro por quatro, de Carlos Lombardi

Confesso que não curto as novelas do Lombardi, claro, com esta GRANDE EXCEÇÃO!
Eu era fissurado por essa novela, era um moleque ainda, e adorava as desventuras de Raí e Babalu, um dos casais mais famosos da teledramaturgia brasileira. Letícia Spiller prova que ex-paquita pode ser atriz, e boa atriz! Já na ala dos ex-bbb's não há, ainda, um ou uma representante à altura... Grazi Massafera?... Precisa comer um cado de arroz com feijão ainda. Digo o mesmo do atual parceiro dela, o Cauã. Não consigo gostar dele, na boa.
Voltado ao Quatro por Quatro: e a trilha sonora?? Foi o meu primeiro cd! Eu o vi na casa de uma tia e fui logo metendo a mão (calma gente, eu não roubei!), mas fiz pirraça pra ganhar de presente. Isso vale, né? Só por Metade da Calcanhotto, Sempre te quis da Daniela Mercury e Dança da solidão interpretada por Marisa Monte, valia rolar pelo chão e ameaçar quebrar a mesa de vidro...rs.
Betty Lago também arrasou na novela.
Ganhou lugar nessa lista!

http://www.youtube.com/watch?v=elESHACbHYw&feature=related

(Babalu forever!)

14º Fascinação, de Walcyr Carrasco

Exibida no SBT, Fascinação, literalmente, foi fascinante. Apresentando Heitor Martinez, Regiane Alves e Mariana Ximenes, conta a história de Clara, filha de um carroceiro, que se apaixona por um rapaz rico e passa a ser rejeitada pela possível sogra. Só sei que no fim das contas, a mocinha, interpretada pela Regiane, cai nas mãos de um gigolô pérfido, e vai parar num prostíbulo. Parece clichê? É clichê. Mas o que importa é a maneira de como a história é contada. E nesse ponto, tiro o chapéu. Ah, não posso esquecer da abertura, né: Nana Caymmi cantando Fascinação. Sem comentários.
Pra contar história de época, como Walcyr... Não há ninguém. Infelizmente ele descambou para as narrativas contemporâneas, e pelo o que ouvi dizer, sua próxima novela vai ter até dinossauro. Fala sério!





(Dinossauro? Nãoooo!! Deixa na mão do Spilberg os et's e os dinossauros)



(Elenco fascinante! Mariana Ximenes não tem cara de vilã, fato!)

13º A gata comeu, de Ivani Ribeiro

Assisti essa novela no Vale a Pena Ver de Novo, e me diverti com os tapas e beijos do casal Jô e Fábio. A temática diferenciada - personagens ilhados, que precisam conviver entre si pela própria sobrevivência - já atrai o espectador. Mas o humor... O humor dessa novela não tem preço!
Thaty, to com você nessa!


12º Coração de estudante, de Emanoel Jacobina e Carlos Lombardi

Uma novela que me marcou profundamente. A temática juvenil, a cidadezinha onde foi ambientada, as canções dessa novela, enfim, todos esses ingredientes trouxeram-na para cá, in my list. Apresentou Alinne Moraes e o garoto Pedro Malta, que interpretou Lipe, filho do professor Edu (Marcos Assunção).
Pedro encantou a todos os espectadores, e fez elevar audiência! Vladimir Britcha também arrancava muitas risadas como o capiau Nélio, apaixonado pela louca Amelinha (Adriana Esteves).
Com uma trilha sonora encabeçada por Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges e 14 Bis, não tem nada pra dar errado.

http://www.youtube.com/watch?v=JIiwWx7NoCg

(Abertura! Sintam a juventude!)

11º O cravo e a rosa, de Walcyr Carrasco

Não tinha como eu não colocar essa novela... De um humor requintado, e mais uma vez, com a marca de Walcyr Carrasco, o mestre das novelas de época! Adriana Esteves em seu melhor papel disparado, na minha opinião. Catarina Batista x Julião Petruchio: inesquecível. A novela prova que, quem muito desdém... Sempre tem uns trocados pra comprar...!
Destaque também para Drica Moraes, sempre perfeita em seus papéis.


10º Alma gêmea, de Walcyr Carrasco

Dobradinha do Walcyr. E tem como deixar Alma Gêmea de fora de uma lista sobre novelas? Não, não tem.
Recorde de audiência no horário das seis, é, na minha opinião, a novela com o melhor final que eu já vi. Walcyr quebrou todos os paradigmas, matando o casal protagonista do folhetim, Serena e Rafael, no último capítulo de uma novela das seis! Mas, claro, de um modo bastante poético, e com sentido: o casal renasce em várias épocas, sob diversas formas diferentes.
Agora, um detalhe: Cristina Sabóia! Flávia Alessandra baixou o belzebu pra interpretar essa personagem, não é possível! Está entre as top vilãs da teledramaturgia brasileira!
Prometeu a alma ao diabo... Se fu-fu.
E claro... Uma das mais belas aberturas de novelas, e tendo, como tema dos protagonistas, a belíssima canção ''Uma vez mais", interpretada pelo ex-Fama Ivo Pessoa. Vale a pena ouvir e viajar nessa música...Ah, se vale!

http://www.youtube.com/watch?v=HwbJmUun2x0

(Uma vez mais! Ouçam uma vez mais!)

Galera, por hoje é só com a lista. As dez primeiras eu posto no next sábado. E aí? Aprovada, até então?

Abraços!! E Thaty, depois eu te pago seus direitos!!! :)

Nenhum comentário: