sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ao professor

Hoje, apesar de não o meu dia de postagem e de estar "de cama", rs, não pude deixar de escrever essa pequena homenagem ao professor. O meu passado, o meu presente, o meu futuro.

Professor não sofre. E quando sofre, é por amor. Um amor não correspondido, às vezes. Não é o quanto ele recebe no final do mês que lhe causa desânimo. Receber é um verbo que, para o professor, vai muito além do significado trivial.


Professor é sujeito que deseja receber um sorriso agradecido. É predicado que deseja receber sujeitos dispostos a ouvi-lo com consideração.

Se fosse para comparar o professor a alguma operação matemática, eu diria que professor é uma divisão. Ele divide suas horas, suas satisfações, e também suas angústias. Divide seu conhecimento, partilha sua opinião.

Professor é aquele que engravida seus alunos de idéias, e realiza os partos. É aquele que também cede a terra fértil de seu saber aos seus discípulos, permitindo que ela seja semeada indistintamente pelo saber de todos ao seu redor.

Professor é aquele ser franciscano, que dá para receber, que compreende para ser compreendido. É aquele que nunca deixará de enxergar seus discípulos de maneira utópica. A esperança de um futuro grandioso, para cada um daqueles pequenos diante de si, é o motor primário que o move diariamente; que o faz levantar-se bem cedo, mesmo que a noite anterior tenha sido a mais longa e exaustiva de todas. Mesmo que o dia que precedeu esta manhã tenha lhe conferido algum ressentimento, ofensa, por parte daquele que ele mais deposita fé.

Professor é aquele que educa e tem discípulos, e não somente ensina e tem alunos. É o homem aristotélico que conduz os seus peripatéticos. Se o caminho é o certo, ou o errado, ele não sabe, apenas supõe. Mas ele não foge de suas convicções, mesmo que o mundo à sua volta proteste contra os seus atos.

Professor é aquele que entrega a semente na mão do aluno, e o explica a melhor maneira de plantá-la. Ele saberá, pelo gosto da maçã que receberá em sua mesa, se o fruto foi colhido com sucesso, ou não.

Professor de verdade é aquele que sofre, e sofre com consciência. É aquele que sofre e sorri diante do espelho. E o espelho é o olhar de cada discípulo seu. Um dia ele já foi um deles, e talvez ainda o seja. Professor é um discípulo que apenas cresceu.

Feliz dia do professor!

Lohan Lage Pignone, 15/10/2010.

6 comentários:

piedadevieira disse...

Que liinda homenagem, Lohan!
Senti-me compensada com tão lindas palavras.Realmente somos os discípulos que apenas cresceram, pois estamos sempre aprendendo com o mestre da vida.
Obrigada e parabéns também.
Beijos

Anônimo disse...

Obrigada pela homenagem, Lohan. Embora sejamos todos discípulos na escola da vida. rs.
Beijo grande!

Lúcia

Rosângela alves Lage disse...

Linda,linda e linda!fiquei emocionada quando li,tenho muito orgulho da minha irmã que lutou muito para alcançar este sonho e ainda luta para exerce está profissão que muitos não dão valor .Parabéns para você e para todos os professores que já foram,que hoje são e para aqueles que serão um dia . um grande beijo te gosto demais!

Ana Beatriz Manier disse...

É preciso ter vocação para ser professor. É preciso ter amor ao próximo e querer vê-lo crescer. E no contato com o outro também aprender.
Linda a profissão.
Lindo também o seu texto.
"Professor é um discípulo que apenas cresceu."
bj!

Lohan Lage Pignone disse...

Obrigado a todos pelos comentários!

Bjs, Lohan.

Anônimo disse...

LOHAN!!! Só hj lí esse seu texto sobre os professores.....Aliás, SOFRESSORES......rsrsrsrs...Eu afirmo, pois tbm ja fui uma....dei anos aula da lingua Inglesa p/ brasileiros em cursos de conversaçào, e tbm sou ainda tradutora....Realmente é muito mais que um DOM....é despojar-se de qquer "recompensa"p/ nos dar-mos por inteiro...diria até que precisa estar no DNA daquele q exerce essa maravilhosa VOCAÇÃO!!! Obrigada p/ lindas palavras...bjus,Ivelise.