terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brigitte Bardot - A diva da Sétima Arte



Esse post é para homenagear ela, a diva do cinema francês, e por que não do mundial? Brigitte Bardot, a famosa BB.

A foto acima retrata um dos momentos que ela viveu aqui no Rio de Janeiro, mais especificamente em Búzios, no ano de 1964. É, pra quem não sabia... A diva já esteve em terras tupiniquins. Na época, namorava o marroquino Bob Zagury. E mais: considerou esta viagem a Búzios como a mais linda e paradisíaca de toda sua vida.

Bardot já estrelou grandes sucessos, como "Le mépris" ou "O Desprezo" (o primeiro filme em parceria com Jean-Luc Godard); "Et Diéu... Créa La Femme" ou "E Deus... Criou a mulher"(de Roger Vadim, talvez o filme mais polêmico e bem-sucedido da atriz); "La verité" ou "A verdade" (Clouzot), "Vie privée" ou "Vida privada" (do mestre Louis Malle), "L' Ours et la Poupée", ou "O Urso e a Boneca" (Michel Deville), entre muitos outros (mais de 30 filmes).

O que mais impressionava em Brigitte Bardot era a sua descontração, seu senso de liberdade. Não se importava em pentear os cabelos, ou calçar sapatos confortáveis (ou nenhum sapato!). Aboliu as meias. Não tinha vergonha de se despir diante das câmeras. Era tida como o grande sexy simbol da década de 60. Até os Beatles eram fãs de BB.

Namoradeira como ela só, ficou também marcada pelos inúmeros casos amorosos. Casou-se por quatro vezes e só gerou um filho. 


 


Além de ser referência no cinema e no mundo da moda, Bardot também cantava! Sim! Esta música, "Maria Ninguém", ela compôs logo após sua estadia em Búzios. Ouçam:


A partir dos anos 70, Brigitte Bardot passou a se envolver em novos projetos, novas causas. Causas excepcionais, diga-se de passagem. Da água pro vinho, a artista se tornou uma das maiores ativistas ecológicas do mundo. Bardot defende, através da "Fundação Brigitte Bardot", lançada em 1986, a causa da natureza, dos animais, bem como as floras e a vida aquática (em especial, as baleias). A danada, inclusive, já enviou até uma carta para o presidente dos EUA, Barack Obama, pedindo a ele que se preocupe com as baleias do mundo.

Não podia deixar de fazer esta pequena homenagem à esta grande diva da sétima arte, bela como ela só.

Nenhum comentário: