quarta-feira, 4 de maio de 2011

I Concurso de Poesia Autores S/A






 INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

“Corra o risco no risco
Risque apenas um risco
Ser poeta é um risco
Ser poeta é produzir um risco
Numa folha de papel.”

 (Lohan Lage Pignone.)

(Dê um click duplo na imagem para melhor visualização)

Venho aqui anunciar que está aberto o período de inscrições para o I Concurso de Poesia realizado pelo blog Autores S/A. O concurso se dará em forma de desafios semanais a partir do fim de junho, e será de âmbito nacional. Participe da pré-seleção, mostre seu talento. Muitas surpresas serão encontradas no decorrer deste concurso, como a presença de poetas renomados como Tavinho Paes, Amador Ribeiro Neto, Ana Elisa Ribeiro, Flávia Rocha, Claudio Willer, Nilto Maciel, escritores do maravilhoso site O Bule, entre outros, que participarão como jurados. Além de desenvolver sua poeticidade, recebendo críticas de poetas que contribuirão para o crescimento de cada concorrente, o candidato a poeta S/A concorrerá à presença em uma antologia poética dos melhores poemas do concurso, que será publicada pela editora Multifoco, que muito gentilmente concedeu este patrocínio ao blog.
                Saiba como se inscrever e fazer parte desta grande jornada poética, e confira mais detalhes no regulamento abaixo (em breve disponibilizaremos um link à parte com o regulamento completo do concurso, na barra lateral do blog).
                Desde já, agradeço em nome do blog Autores S/A pela participação de todos.
                
Lohan Lage Pignone, autor s/a e idealizador do concurso.

I Concurso de Poesia Autores S/A
Realização: Blog Autores S/A (http://autoressa.blogspot.com)

Obs: Algumas alterações foram feitas. Estão assinaladas em vermelho.

                                               Regulamento

O objetivo: Percebe-se um crescente número de poesias sendo divulgadas através de espaços virtuais, sobretudo em blogs. A má valorização e a descrença que se dá à poesia na sociedade têm gerado, nos últimos anos, um êxodo poético para o mundo virtual: espaços democráticos, sem pretensões lucrativas, que trazem do anonimato poetas de incontestável talento. Poetas que, por sua vez, não obtiveram boa receptividade (ou nenhuma) sob o aspecto mercadológico do material poético. Com base nesta prerrogativa, o blog Autores S/A tomou a iniciativa de estimular a produção de poemas, a formação e a divulgação de novos poetas.

A inscrição: O período de inscrições se inicia no dia 05 de maio de 2011. Poderão se inscrever pessoas físicas, de qualquer idade, residentes legais em qualquer país, desde que o trabalho enviado tenha sido escrito em língua portuguesa (o que não impede, de forma alguma, o uso de termo estrangeiro no poema). Não será cobrado qualquer tipo de taxa. O candidato deverá enviar um (1) poema de sua autoria (inédito ou não; tema livre) para o seguinte e-mail: poesiaautoressa@gmail.com, até o dia 05 de junho de 2011. O poema deverá ter obrigatoriamente um título, estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, e, no fim da página, deverá ser constado o pseudônimo do autor. Já no corpo do e-mail, o candidato deverá responder o seguinte formulário: 1) Nome completo; 2) Data de Nascimento; 3) Endereço completo; 4) Gosto literário (autores); 5) O que significará para você a vitória neste concurso?
Todos os poemas enviados para este e-mail passarão por uma pré-seleção, comandadas pelos jurados e pelos organizadores do blog Autores S/A. Os quinze (15) candidatos pré-selecionados serão classificados para a final.

Repescagem: Três (3) poemas serão levados a uma fase de repescagem. Os três serão publicados no blog, e serão submetidos ao voto popular, sem intervenção do júri. O mais votado entre os três completará a lista dos finalistas, sendo este o 16º (décimo sexto) classificado para a final.

A final: A final se dará da seguinte maneira: 1) Cada um dos dezessete finalistas deverá postar no blog Autores S/A, na primeira etapa do concurso, um poema inédito de sua autoria. 2) As etapas ocorrerão semanalmente. 3) Cada etapa será marcada por uma temática e/ou estilo diferente, estabelecida pelos organizadores do blog. Essa temática e/ou estilo será comunicada com antecedência de uma semana aos poetas concorrentes, para que possam escrever seus poemas obedecendo às temáticas impostas. 4) Os poemas deverão ser enviados até 23:59min. de cada quinta-feira, para o e-mail do concurso: poesiaautoressa@gmail.com, e estes serão postados de acordo com a ordem alfabética dos títulos no blog Autores S/A, pelos organizadores do blog. 5) Todos os poemas serão postados assinados pelos pseudônimos escolhidos por cada poeta finalista, à 01:00 hora da madrugada de quinta-feira para sexta-feira. Os poetas concorrentes não poderão se identificar através dos comentários, sob pena de ser eliminado do concurso 6) A cada semana, os poetas serão avaliados e julgados pelos seus respectivos poemas publicados na competição. Essa avaliação e julgamento se darão tanto pelo corpo de jurados (dois jurados fixos e um convidado (a) especial), quanto pelo público-leitor, que terá a oportunidade de expressar sua opinião através do voto na enquete que será estabelecida. 7) Por natureza da competição, a cada semana um (ou dois) poeta(s) será eliminado do concurso, haja vista a decisão do júri e o resultado da votação popular. 8) Os jurados atribuirão, em sigilo, notas a todos os poemas e, o resultado da soma destas, indicará quais serão os três (3) poemas menos votados 9) O júri será formado por duas pessoas (fixas) reconhecidamente capacitadas em Literatura e/ou Artes e/ou Educação. Os convidados, para formarem o júri, serão autores (de renome ou não), ou pessoas de nível semelhante ao dos jurados fixos. Vale ressaltar que os jurados comentarão todos os poemas publicamente, através do campo de comentários que o blog oferece. 10) Os três poemas menos votados pelos jurados serão anunciados e uma enquete será aberta, às 15:30 de todas as sextas-feiras que o concurso compreender. Em caso de empate entre as notas dadas pelos jurados, a decisão sairá de um consenso entre os mesmos jurados. Nesta enquete o público deverá determinar qual (is) será (ão) o(s) poema(s) eliminado(s) da rodada. 11) A enquete com os 3 poemas em questão será encerrada no sábado, às 18 horas. Em seguida, haverá o anúncio, em postagem excepcional, do(s) candidato(s) eliminado(s) e, nesta mesma postagem, será anunciado o tema e estilo que deverá ser obedecido na rodada posterior.  

Critérios para eliminação sumária na final: Serão eliminados sumariamente os candidatos que: 1) enviarem poemas sem título ou em língua estrangeira. 2) não enviarem seus poemas dentro do prazo estabelecido para o e-mail. 3) não obedecerem o gênero poético e/ou a temática estabelecida na etapa. 4) Desmoralizarem o evento, bem como dirigir ofensas aos jurados e/ou aos seus adversários, no blog Autores S/A. 5) Plagiarem trabalhos de outrem, ou tentar ludibriar o regulamento do concurso enviando um poema não inédito - já publicado em livro ou virtualmente (punição válida apenas na final do concurso. Para a pré-seleção, serão aceitos poemas não-inéditos). 6) Revelar sua identidade através dos comentários dos poemas concorrentes no blog.

Os poemas da fase final: Deverão ser enviados em anexo ou no próprio corpo do e-mail, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Não haverá limite de linhas/versos ou caracteres. Será permitido o envio de uma (1) imagem para ilustrar o poema (dado facultativo), exceto quando for determinado o contrário em alguma das etapas.
Premiação:  
1) O vencedor (a) receberá um kit literário (uma cesta de livros) e um certificado do concurso.

2) Uma antologia poética dos quarenta e dois (42) melhores poemas do concurso será publicada pela Editora Multifoco, sob título a definir. O vencedor (a) terá, no mínimo, sete poemas na antologia poética. 


3) O vencedor (a) será agraciado com uma assinatura da revista Conhecimento Prático Literatura (Editora Escala), por dois anos .  

4) O vencedor (a) receberá um caderno Moleskine


5) No decorrer do concurso, poderá haver sorteios de brindes para os finalistas.  

6) Os dois primeiros colocados do concurso serão convidados a serem autores do blog coletivo Autores S/A.

Disposições finais: 1) Durante todo o período do concurso, o espaço do blog Autores S/A ficará reservado unicamente para o recebimento de textos concernentes ao concurso de poesia. 2) A seleção dos poemas para a antologia se dará pelos organizadores do blog Autores S/A e por um representante da editora Multifoco. 3) Ao fazer a inscrição o autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra em antologia pela editora Multifoco e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei dos Direitos Autorais.
Obs: As postagens dos 15 finalistas do I Concurso de Poesia Autores S/A terá início no dia 24 de junho de 2011. Os 15 finalistas serão comunicados com antecedência via e-mail sobre sua classificação, bem como os que forem encaminhados para a repescagem.
Dúvidas? Entre em contato conosco:
E-mails: poesiaautoressa@gmail.com ou lohanlp@yahoo.com.br / Ou publique um comentário neste post.
Autores S/A, uma sociedade diferente das outras.


26 comentários:

Camila disse...

Vamos nessa, pessoal!!!! Animadíssima!!!!

Lohan disse...

Sim, galera. Inscrevam-se! Inscrevam-se!
Abraços,
Lohan.

Unknown disse...

Palavra, larva da alegria, carregada de encantos dando luz a poesia...

Giovani Iemini disse...

divulguei no bar do escritor em
www.bardoescritor.net

[]s

Rain disse...

Muito bom o concurso! Já enviei uma poesia para a pré-seleção, mas estou preocupado com uma coisa; o regulamento não fala sobre o formato do arquivo a ser enviado, enviei em .rtf, está certo?

Lohan Lage Pignone disse...

Andre, vc está participando do concurso?? Que bonito o que escreveu!

Giovani, muito obrigado pela divulgação! Tomara que a turma do bar se anime para participar! Perdoe ter divulgado na comunidade do Orkut, eu não sabia que não podia.

Rain, quanto ao arquivo, não se preocupe. Pode enviar em um doc de word, em anexo. De qualquer forma, vc enviou corretamente! Boa sorte!

Abraços a todos, inscrevam-se!

Anônimo disse...

Mesmo sem ter conta no blogspot posso participar?

Lohan Lage Pignone disse...

Olá, Anonimo!
Claro que sim, pode sim! Caso vc tenha um e-mail, de qualquer conta, envie o poema através desse seu e-mail para o e-mail do concurso.

É isso, qualquer dúvida, estamos por aqui.
Abraços!

blog CE.Maria Mariana disse...

Lohan
Pela Poesia e pela Arte, o homem cultiva sua sensibilidade , tão necessária nos dias atuais.Divulguei o concurso no blog do Maria Marina:bloglimar.blogspot.com

Tiago do Valle disse...

Primeira vez no blog, e já estou participando do concurso. A proposta é muito boa. Eu não sou o único poeta que se desanima fácil com a falta de poesia no mundo. Fui profundo, hein? Parabéns pela iniciativa! Vou promover o concurso no meu modesto blog!

Simone Prado Ribeiro disse...

Olá pessoal !!! Então? Animadíssimos nessa vibe ?!!!
O concurso de poesia se encontra publicado também no blog Poesia em Si, e, diante disso, recebi algumas mensagens dos concorrentes perguntando acerca do e-mail de postagem. Bem, vocês deverão enviar a poesia para o seguinte e-mail:

poesiaautoressa@gmail.com.

Mas não se esqueçam de uma coisa! É importantíssimo que, ANTES de enviar a poesia, vocês leiam o REGULAMENTO, pois não é só mandar a poesia, mas tem alguns itens que deverão ser preenchidos também, ok?

É isso aí!

Um beijão!!! Boa sorte a todos!!

Si. ;)

Lohan Lage Pignone disse...

Tiago, valeu pela divulgação e pela participação! E seu blog não tem nada de modesto!

Si, valeu pelos esclarecimentos!
Até!

Namey, Haphael Yosydan Youri disse...

Olá, meu nome é Haphael Yosydan sou do Rio de Janeiro e decidi escrever um livro de poesias este ano. Mas antes vou participar do concurso pra saber se estou no caminho certo se é que ele exista. Vou correr/fazer o risco caro Lohan!

"A paz só é possível
No coração dos loucos
Sendo assim
Antes ser louco pela paz
Que morto pela guerra!"

Grande Abraço a todos!

Haphael Yosydan

Lohan Lage Pignone disse...

Muito bom saber que você, Tiago, e você, Haphael, estão participando deste concurso. Desejo muita sorte a todos vocês.

Grande abraço!
Lohan.

Aquila Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aquila Martins disse...

Entrei no blog há pouco tempo e já estou participando do concurso... Gostei muito do blog... Ah, Desejo sorte pra nós (Tiago e Haphael) que estamos participando... Nunca li os textos do Haphael, mas do Tiago são ótimos. Vai ser uma competição difícil, com certeza!

Edson Basilio disse...

Eu também já estou inscrito. Agora é esperar para ver se sou selecionado.

Carla Elisio disse...

Que maravilha!
Será um prazer participar e desde já desejo boa sorte a todos!

Lohan Lage Pignone disse...

Obrigado a todos os inscritos! Boa sorte a todos vcs!

Namey, Haphael Yosydan Youri disse...

Quanto aos meus textos galera, fiz um acordo com o Clube de Autores de ainda não divulgar nenhum deles antes do lançamento do meu livro de poemas que reunirá poemas da minha infância e adolescência. Mas eu posso pelo menos participar dos concursos neste molde e em outros também. Já participei de muitos concursos mas nenhum de poesia, e nenhum por ferramentas sociais de internet também. E já está sendo muito legal por conhecer tanta gente e saborear novos conceitos literários em seus poemas. Vou tirar o máximo proveito de tudo isso e espero que além de competir, todos façam isso também acompanhando o concurso até o final mesmo que sejam eliminados antes.

Se a sorte for para os fracos
Ser forte e com sorte é uma benção

Grande Abraço!
Haphael Yosydan

Cristina Lebre disse...

Tô dentro, tenho vários poemas inéditos, vou concorrer com poemas dele, que Deus abençoe a todos nós, poetas!

Dante Pincelli O velho disse...

Caros Autores, acabei de me inscrever no concurso de poesias, mas tenho umas dúvidas:
Usei um pseudônimo que já uso há muito, inclusive no meu FaceBook , será que preciso mudá-lo?
Já que copiei a poesia do meu blog e colei no E-Mail que enviei, não consegui utilizar a fonte recomendada, isso implica em quê?
Aguardo o contato , se necessário for, repito toda a operação.
Obrigado.

Em tempo: Belíssima iniciativa de promover o concurso.

Visitem o meu blog: http://dantepincelli.blogspot.com/

Lohan Lage Pignone disse...

Ótimo!
Parabéns pela inscrição de vocês! E boa sorte a todos.

Obrigado por participarem e valorizarem este evento poético.

Dante, não precisa mudar seu pseudonimo não. O poema não precisa ser inédito.

Abraços a todos e até o dia 17 de junho, dia da grande estreia!

Wagner Bezerra disse...

Olá estou participando tbm do concurso,mas tenho uma duvida nunca usei pesudonimo e nem tenho certeza de qual seria o meu...há algum mal se o poema enviado estiver com meu nome?!

Abraço! XD

Lohan Lage disse...

Olá Wagner!

Nós damos preferência ao pseudônimo, pois dessa forma aderimos à imparcialidade ao repassar os poemas para os jurados responsáveis pela avaliação dos poemas.

Obrigado pela sua participação, meu caro! Boa sorte,

Lohan.

Sonhar é Preciso... disse...

Recebi um email do Site O Bule, sobre esse concurso de poesia e acabei de inscrever-me.
Adorei o Blog.
Parabéns!