sexta-feira, 24 de junho de 2011

Comentários, notas e anúncio do Campo Platônico do Top 17

APRESENTAÇÃO

JURADOS: Ângelo Farias, Ludmila Maurer e Nilto Maciel.
JURADA CONVIDADA: Márcia Barbieri.

Márcia Barbieri é paulista. Formada em Português/Francês pela UNESP, pós-graduanda em Prática de Criação Literária, organizado pelo escritor Nelson de Oliveira. Tem textos publicados nas revistas literárias Coyote, Polichinello, Cronópios, Germina, Escritoras Suicidas, O Bule e Meio Tom. Lançou em 2009 o livro de contos Anéis de Saturno, pelo Clube de Autores. Lançará em julho um livro de contos intitulado As mãos mirradas de Deus, pela editora Multifoco. É colunista das revistas literárias eletrônicas O Bule e Sinestesia Cultural. Foi colunista da revista eletrônica Caos e Letras. Edita o blog:  A Vida Não Vale Um Conto. E-mail: marcia_barbieri@hotmail.com
           
            Expressamos aqui nossos agradecimentos à querida autora Márcia Barbieri, que se predispôs generosamente a ser jurada nesta rodada do concurso. Realizamos com ela uma pequena entrevista. Veja a seguir:

1. Nós, organizadores deste concurso de poesia, estamos bastante felizes com sua presença como jurada convidada desta rodada. Algumas pessoas criticaram o modelo deste concurso, alegando ser uma espécie de "BBB poético", além da exigência que há na entrega do poema dentro de um determinado prazo. O que você pensa a respeito deste concurso? Você acredita que o prazo determinado pode ser prejudicial à escrita do poeta?

Márcia: Todo concurso é um estímulo aos poetas, acho uma iniciativa maravilhosa, afinal não é um trabalho fácil organizar um concurso. É claro que escrever dentro de um prazo é sufocante e talvez possa interferir um pouco na criatividade, no entanto, ao mesmo tempo, dá oportunidade que o poeta apresente trabalhos anteriores que se encaixem na proposta, já que o tema, neste caso, é bem abrangente.

2. Qual foi sua impressão geral em relação aos poetas finalistas, de acordo com os poemas apresentados a você neste Top 17?

Márcia: Tem poemas muito bons, entretanto por se tratar de um tema muito explorado, muitos escritores acabam se perdendo em imagens e metáforas gastas, o que acaba empobrecendo os seus escritos.

3. Enfim, gostaríamos que você deixasse uma mensagem aos poetas competidores. Afinal, existe a receita da boa poesia? O que mais te encanta em um poema? 

Márcia: Odeio falar em receitas e não acredito em fórmulas mágicas. O que mais me encanta em um poema são as imagens, as metáforas. O poema precisa emocionar, surpreender. Gostaria também de enfatizar que toda leitura é subjetiva e não encerra verdades, é apenas a verdade de alguns. Boa sorte a todos. 

SUGESTÃO DE LEITURA

Os jurados Ângelo Farias e Ludmila Maurer têm uma sugestão de leitura para vocês, caros poetas!

- Ângelo sugere a leitura do livro “O velho e o mar”, de Ernest Hemingway.

- Ludmila Maurer sugere a leitura de:

"A sedução da palavra" - Affonso Romano de Sant'Anna. Ed. Letraviva.

"Esfinge Clara" - Othon M. Garcia. Topbooks

"A arte da poesia" - Ezra Pound. Ed. Cultrix.

POEMAS COMENTADOS E NOTAS (NOTAS DE: 05 A 10)



Poema: Alas
Pseudônimo: Cervan

Ângelo Farias: Acho que você adoraria vários poetas com poesias assim, mas sugiro agora apenas Paulo Leminski. Sua poesia carece de pauloleminskice.
Nota: 6

Ludmila Maurer: Um pouco mais de encantamento, porque ‘reza’ a poesia.
Nota: 6,5

Nilto Maciel: Apesar da simplicidade dos versos, da atualidade do poema, do problema social, falta mais poesia.
Nota: 7,5

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim. Traz poucas imagens e metáforas.
Nota: 7,5

Poema: Apenas saudade
Pseudônimo: O Velho

Ângelo Farias: Aposte mais em suas metáforas e no leitor, evite esse tom didático de cinema americano.  E as unidades de sentido têm mais expressividade isoladas ou em conjunto?  Na hora de decidir, lembre que isso é um valor situado.
Nota: 7,5

Ludmila Maurer: Há versos mais fortes e outros que fazem certa força para se segurar. Mas a ‘armadilha do diabo’(lugar comum) quebra o encantamento.
Nota: 6,5

Nilto Maciel: Parece-me muito alongado, muito lamentoso. Um retrato do ser velho pintado com piedade.
Nota: 7

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas.
Nota: 8,5

Poema: Fragmento
Pseudônimo: León Bloba

Ângelo Farias: Há um ensaio interessante de seleção e associação de imagens, mas parece haver a danada da timidez no caminho.  Por que não foge da mera narrativa como mostrou que pode?! 
Nota: 7

Ludmila Maurer: Houve bons momentos, mas perdeu-se no lugar comum.
Nota: 6

Nilto Maciel: O poema precisa de mais poesia.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim. No entanto, traz poucas imagens e metáforas, enfraquecendo o poema.
Nota: 7,5

Poema: Meu Velho Companheiro
Pseudônimo: Anjo

Ângelo Farias: Verdade, “o tempo não para”.  E aposto que um Anjo pode gritar isso ainda mais alto do que quem já gritou antes.  Você está numa exploração simbólica que aceita mais ousadia.
Nota: 7

Ludmila Maurer: O poema não se cristaliza.
Nota: 5

Nilto Maciel: Muito discursivo.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas.
Nota: 8,5

Poema: Na antecâmara do sonho
Pseudônimo: J. J. Wright

Ângelo Farias: A poesia areja o “Boitempo” de Drummond.  Mas você não quer pegar o boi e gastar o tempo por que, Wright?!
Nota: 7,5

Ludmila Maurer: Apesar de uma estruturação do poema mais pensada, falta a voz do poeta, daquele que não ‘escreve de ouvido’.
Nota: 6

Nilto Maciel: A mesma preocupação de outros poetas: a de usar o vocábulo “velho”, assim como “tempo”.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um ótimo ritmo e uma ótima sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas.
Nota: 9

Poema: O ex-menino e o passar do tempo
Pseudônimo: Zé das Lavouras

Ângelo Farias: Precisa de um toque parnasiano ou assumir verdadeiramente que é oswaldiano.  Em poesia é dificílimo achar um lugar calmo para a forma, seja simulacro, seja distanciamento.
Nota: 6,5

Ludmila Maurer: Prosaico e com erros gramaticais.
Nota: 5

Nilto Maciel: Pela idade do poeta, só se poderia esperar imaturidade. Mas é poeta que poderá crescer (como o personagem de seu poema), pois tem talento e imaginação.
Nota: 7

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim, no entanto, a rima empobreceu o poema. Ele traz poucas imagens e metáforas.
Nota: 7

Poema: O último ponto final
Pseudônimo: R.

Ângelo Farias: Se se sofre como Werther, talvez, apenas talvez, valha a desopressão.  Caso não, o poeta tem mesmo é de ser um fingidor. 
Nota: 7

Ludmila Maurer: Falta o estranhamento peculiar à poesia.
Nota: 5,5

Nilto Maciel: As palavras parecem soltas, necessitando de argamassa.
Entretanto, o poeta, ainda jovem, soube criar um personagem velho.
Nota: 7,5

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas, embora um tanto gastas.
Nota: 7,5

Poema: O Tempo e a Chuva
Pseudônimo: Paul Celan

Ângelo Farias: Aqui a questão presente é aquela da condição das imagens estruturantes do poema.  Isso tem de ser observado para que boas iluminações não se percam.
Nota: 7,5

Ludmila Maurer: Bom uso de anáfora e metáfora, ainda que se note certa vaguidão do pensamento.
Nota: 7,5

Nilto Maciel: Poema bem elaborado, quer no uso de metáforas, quer na sintaxe. O tempo a passar.
Nota: 9

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um ótimo ritmo e uma ótima sonoridade do início ao fim e traz lindas imagens e metáforas, fugindo do senso comum.
Nota: 9,5

Poema: Passatempo
Pseudônimo: Ivanúcia Lopes

Ângelo Farias: Bandeira ta gritando para a gente pegar um trem de ferro com ele para chegarmos onde você mostra que pode.  Vamos?!
Nota: 6,5

Ludmila Maurer: Faltou conexão, o que traria um sentido mais coerente em certas passagens e o ritmo desejado.
Nota: 6,5

Nilto Maciel: O uso sistemático de palavras soltas não dinamiza o poema.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um ótimo ritmo e uma ótima sonoridade do início. No entanto, traz  poucas imagens e metáforas.
Nota: 8,5

Poema: Promontório
Pseudônimo: Paracauam

Ângelo Farias: Se vai jogar assim, não deixe as peças esparsas e tímidas.  Formalize mesmo as redondilhas – elas fazem muito pela poesia há tempos – e escute – não estou dizendo “goste” – um pouco de Engenheiros do Hawaii também.
Nota: 7,5

Ludmila Maurer: Falta a surpresa e o uso de diferentes significantes ao retomar o tema.
Nota: 6,5

Nilto Maciel: Muita preocupação com o uso do vocábulo "velho”. Mas, há bons momentos no poema.
Nota: 7

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas.
Nota: 8

Poema: Quinquagésimo ano
Pseudônimo: Alan de Longe

Ângelo Farias: A poesia acena com um ápice na segunda estrofe, mas depois Camões não nada mais.  Que houve?!  E o soneto que não se quer italiano, nem inglês nem monostrófico.  Que timidez é essa?
Nota: 6,5

Ludmila Maurer: Necessita mais apreciação estética; tom poético.
Nota: 6

Nilto Maciel: Muito discursivo e lamentoso em excesso.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas.
Nota: 8

Poema: Resistência
Pseudônimo: Aline Monteiro
Ângelo Farias: Vale rever a expressão verbal da cronologia. Será que o leitor não vai ter dificuldade de acompanhar como em frente a uma exótica Nordic Walking?
Nota: 7

Ludmila Maurer: Linguagem comum. Falta densidade poética.
Nota: 5

Nilto Maciel: O poema precisa de mais seiva.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas. Bonita relação entre a morte e o renascimento.
Nota: 8,5

Poema: Ressonâncias do tempo
Pseudônimo: Semprepoeta

Ângelo Farias: Acho que aqui faltou um coração numeroso drummondiano para a fusão trem-tempo tão maravilhosa que você ensaiou. 
Nota: 8

Ludmila Maurer: O texto se perde no lugar comum.
Nota: 5,5

Nilto Maciel: Mais contida do que os demais. O trem, o tempo, essas imagens estão bem de acordo com o tema da velhice, do passar o tempo.
Nota: 8

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um ótimo ritmo e uma excelente sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas. Embora relacionar o trem ao tempo não seja uma ideia nova, o poeta consegue fazer tal comparação com maestria.
Nota: 9

Poema: Tarde que finda
Pseudônimo: Ambrosio Marrozinho

Ângelo Farias: Pense na sacada da piada rápida ou na surpresa de uma revelação de Hitchcock ou de Kubrick.  São essas e outras que os formalistas russos apontavam.
Nota: 6,5

Ludmila Maurer: Falta elemento pertinente ao tema.
Nota: 5

Nilto Maciel: Um retrato de velho.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema tem um bom ritmo e uma boa sonoridade, mesmo sendo curto. Ele traz uma linda imagem, um recorte fotográfico sobre o tempo.
Nota: 8

Poema: Velho Boêmio
Pseudônimo: Bambina

Ângelo Farias: Chacal disse: Fala, palavra!  E também: O jeito é deitar e rolar.  E você não deixa o chacal sair... Ah!
Nota: 7

Ludmila Maurer: Necessita mais apreciação estética; tom poético; enlevo.
Nota: 6

Nilto Maciel: Falta poesia. Prosaico demais.
Nota: 6

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim e traz bonitas imagens e metáforas. Relação interessante entre tempo e boemia.
Nota: 8,5

Poema: Velhos tempos
Pseudônimo: Príncipe Desavisado

Ângelo Farias: Seu texto pode ser um ótimo convite para uma prece com Murilo Mendes, mas ele só vem se também você desacreditar esse didacticism ianque.  
Nota: 7,5

Ludmila Maurer: Texto pensado em prosa, quando o forte é a eliminação de ambiguidade. Já a poesia tem outra pretensão: sugerir várias coisas além daquilo que se está dizendo, ou melhor, dizer o indizível.
Nota: 5

Nilto Maciel: Muito alongado, sem necessidade. O tema não está sendo bem tratado aqui.
Nota: 7

Márcia Barbieri: O poema está adequado ao tema. O poema consegue manter um bom ritmo e uma boa sonoridade do início ao fim, embora esse ritmo se quebre em alguns momentos. Sinto falta de imagens e metáforas mais contundentes.
Nota: 7,5

RESULTADO DO CAMPO PLATÔNICO DO TOP 17

De acordo com as notas atribuídas pelos jurados, os três poetas menos votados nesta rodada que irão disputar no Campo Platônico a permanência na competição são:

*BERNARDO CABRAL (Por “A. Eliezer” – 26 pts.)
*AMBROSIO MARROZINHO (Por “Tarde que finda” – 25,5 pts.)
*ZÉ DAS LAVOURAS (Por “O ex-menino e o passar do tempo” – 25,5 pts.)

Eis o ranking do Top 17 (votos dos jurados):

1º Paul Celan (Por "O Tempo e a Chuva") - 33,5
2º Semprepoeta (Por "Ressonâncias do tempo") - 30,5
3º O Velho (Por "apenas saudade") - 29,5
4º Paracauam (Por "Promontório") - 29
5º J. J. Wright (Por "Na antecâmara do sonho") - 28,5
6º Cervan (Por "Alas") - 27,5
7º Ivanúcia Lopes (Por "Passatempo") - 27,5
8º R. (Por "O último ponto final") - 27,5
9º Bambina (Por "Velho boêmio") - 27,5
10º Príncipe Desavisado (Por "Velhos tempos") - 27
11º Alan de Longe (Por "Quinquagésimo ano") - 26,5
12º Aline Monteiro (Por "Resistência") - 26,5
13º Anjo (Por "Tempo: Meu velho companheiro") - 26,5
14º León Bloba (Por "Fragmento") - 26,5
15º Bernardo Cabral (Por "A. Eliezer") - 26
16º Ambrosio Marrozinho (Por "Tarde que finda") - 25,5
17º Zé das Lavouras (Por "O ex-menino e o passar do tempo") - 25,5



Apenas um desses três candidatos (de vermelho) irá se salvar. Dirija-se à enquete ao lado e vote naquele que você deseja que seja o eliminado da competição. Os dois menos votados deixarão o I Concurso de Poesia Autores S/A. Agradecemos a atenção de todos. Parabéns aos que resistiram nessa rodada e boa sorte aos candidatos do Campo Platônico. A votação será encerrada amanhã, às 19:00 horas. Obrigado, Autores S/A.

Nenhum comentário: