quarta-feira, 8 de junho de 2011

I Concurso de Poesia Autores S/A - Inscrições!

           
           Olá, caros poetas! É com grande satisfação e surpresa que viemos aqui comunicar o sucesso que foi o período de inscrições do I Concurso de Poesia Autores S/A. Foram, no total, 94 poetas inscritos, de quase todos os Estados brasileiros, bem como de Portugal (3 poetas inscritos da terra de Fernando Pessoa).
          A primeira edição do concurso está acirrada, já em sua fase de pré-seleção. Quarenta e oito poetas e quarenta e seis poetisas estão disputando por apenas 15 vagas. Na repescagem, 3 candidatos disputarão mais uma vaga.
       Todas as regiões brasileiras estão representadas no concurso. Vejamos, agora, os Estados brasileiros representados no concurso, e seus respectivos números de inscritos: Rio de Janeiro, 29 inscritos; São Paulo, 20 inscritos; Minas Gerais, 8 inscritos; Santa Catarina, 5 inscritos; Goiás, 4 inscritos; Distrito Federal, 3 inscritos; Paraná, 3 inscritos; Amapá, 3 inscritos; Pernambuco, 3 inscritos; Ceará, 3 inscritos; Bahia, 3 inscritos; Paraíba, 3 inscritos; Piauí, 1 inscrito; Rio Grande do Norte, 1 inscrito; Pará, 1 inscrito; Rio Grande do Sul, 1 inscrito; Mato Grosso do Sul, 1 inscrito. Como já dissemos, tivemos a ótima surpresa de recebermos ainda 3 inscrições de Portugal (Açores, Santa Maria da Feira, Trofa).
      Cada poeta revelou, conforme previsto no regulamento, seus gostos literários. Grandes autores, de várias nacionalidades, foram lembrados. Os mais citados pelos nossos caros poetas inscritos foram: Fernando Pessoa, 27 citações; Machado de Assis, 25 citações; Clarice Lispector, 23 citações; Carlos Drummond de Andrade, 23 citações; Mário Quintana, 21 citações; Cecília Meireles, 15 citações; Vinícius de Moraes, 14 citações; Florbela Espanca, 13 citações; Manuel Bandeira, 12 citações; Edgar Alan Poe, 11 citações; Caio Fernando Abreu, 10 citações; Álvares de Azevedo, 9 citações; Pablo Neruda, 8 citações; entre muitos outros.
          Tivemos candidatos de todas as idades. A candidata mais idosa vem do Rio de Janeiro: 73 anos. A caçula da competição tem 15 anos, e vem de Minas Gerais. Aliás, curiosamente, ela foi a primeira a se inscrever no concurso!
Muitos candidatos desejam reconhecimento pelos seus trabalhos literários. Outros já anseiam por críticas construtivas, de pessoas de gabarito para concedê-las. São muitos sonhos e expectativas. Quase um país inteiro representado, e, no fundo de cada poeta, um desejo: a vitória da poesia.
          No dia 10/06/11, será divulgado, aqui no Autores S/A, o resultado dos classificados. O grande número de poemas de qualidade, bem como a forte diversidade de temáticas e estilos, tornou esta escolha bastante difícil para os jurados responsáveis. Tais jurados serão devidamente apresentados no dia da divulgação do resultado da pré-seleção.
        O Autores S/A agradece a todas as pessoas que se inscreveram, e que acreditam na poesia como força transformadora de vidas. Agradecemos também aos jurados, que estão se dedicando bastante à análise dos poemas. Esperamos que esse sucesso se estenda até o fim do concurso.
         Convoquem seus parentes e amigos para acompanharem o I Concurso de Poesia Autores S/A. Aguardem os resultados!
          Obrigado,
                        Autores S/A.



                                         (Patrocínio: Editora Multifoco)

7 comentários:

Simone Prado Ribeiro disse...

Excelente post, imagens e palavras pra lá de incentivadoras, caríssimo Lohan!!
Interessante foi saber da participação de Portugal também!! Isso só vem demonstrar que a poesia é assim: sem fronteiras!
Parabéns! E boa sorte a todos os participantes!!!!!!!

Wagner Bezerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréa Amaral disse...

Estou felicíssima e muito orgulhosa de fazer parte deste site que sempre procurou dar vez e voz para muitos autores desconhecidos, amadores, idealistas e cheios de talento. Parabéns à todos os envolvidos nesta iniciativa: organizadores, patrocinadores, jurados e principalmente os inscritos.
Muito bom saber que os nossos conterrâneos se fazem presentes também.Estou curiosa para ler os poemas. Boa sorte aos concorrentes.

Graça Taguti disse...

Fico orgulhosíssima e sinto-me homenageada por pertencer a este delicado e seleto Grupo dos ¨Ourives da Vida¨ e ¨Menestreis da Alma¨!
Parabéns pela fundamental e bela iniciativa e um grande e acolchoado abraço a todos!
Graça Taguti

Ana Beatriz Manier disse...

Lohan, muito bacana a sua iniciativa, muito bonita a sua dedicação. Sei que pintou insegurança e ansiedade no início, mas viu como tudo deu certo?
O evento está um sucesso. Parabéns, meu querido.
beijo, Ana.

Lohan Lage Pignone disse...

Obrigado, amigos!! São vocês que fazem esse espetáculo! Sou mero coadjuvante neste concurso. Sim, a princípio, bateu uma insegurança, natural de qualquer começo. A superação desse receio veio dia a dia, com as inscrições, cada vez aumentando mais, vindas de várias partes do Brasil, de Portugal, enfim.

O Autores S/A é o blog do Brasil. É o blog que privilegia a poesia, a literatura brasileira. Que privilegia a arte.

Sucesso ao nosso concurso!
Abraços,
Lohan.

Cintia Mara disse...

legal.. =)