domingo, 24 de julho de 2011

Eliminação do Top 9 e Anúncio do Tema e/ou Estilo do Top 7

ANÚNCIO DA ELIMINAÇÃO

Mais duas eliminações marcam a semana do I Concurso de Poesia Autores S/A. Hoje, após mais uma disputa (acirrada, diga-se de passagem) no Campo Platônico, viemos anunciar oficialmente a eliminação dos poetas Aline Monteiro (19 votos) e Alan de Longe (18 votos).  O poeta Alan de Longe obteve a nota total 28,5 no ranking das notas, o que justifica, de acordo com as normas do concurso, sua saída. O poeta Paracauam obteve 29 pontos neste mesmo ranking de notas, portanto salva-se do Campo Platônico, apesar de seus também 18 votos na enquete.

Vamos recordar um pouco da trajetória dos poetas eliminados?

Despede-se da competição a doce poeta Aline Monteiro. Estudante de Letras, de 25 anos, da cidade de Macapá, Amapá, a única representante da região Norte classificou-se para as etapas finais através da Repescagem. Com o poema ''Elizabeth'', Aline Monteiro alcançou a  marca de 183 votos a seu favor, na enquete. No Top 17 (O Velho e o Tempo), Aline Monteiro nos presenteou com o poema ''Resistência''. No Top 15, a rodada dos haicais, Aline Monteiro traduziu o outono em ''Outono''. No Top 13, a crítica social de Aline Monteiro foi voltada para uma problemática comum em sua terra: ''Ressaca''. Aline Monteiro ainda escreveu "Vidasolidão" no Top 11 (O Sertão) e deu adeus à competição com seu poema "Sonho", no Top 9 (Poema baseado em imagem). Para Aline Monteiro "vencer o concurso significaria libertar meus poemas que por agora estão presos em mim, debaixo das minhas asas..."


Minha Rainha,
Da tua beleza
Não tenho dúvida
Mas por que não sorris?
(Elizabeth - Aline Monteiro)

Despede-se da competição o poeta Alan de Longe, mineiro, de 43 anos de idade, Alan de Longe é proprietário de um bar, e um dos dois mineiros que restava no concurso. Alan de Longe entrou na competição com o pé direito: o poema "Dilema" encantou a todos. Sua musicalidade poética continuou a deslumbrar os leitores com o soneto "Quinquagésimo ano", no Top 17 (O Velho e o Tempo). No Top 15, a rodada dos haicais, Alan de Longe trouxe o seu ''Gato matreiro'' para surpreender pela sua criatividade. ''Operariado'' foi a sua crítica social no Top 13 (Crítica Social). Já no Top 11 (O Sertão), Alan de Longe provou com seu poema ''Sertão e Assombração'' que não existe sertão sem assombração. Seu último poema na competição foi ''Impassividade'', no Top 9 (Poema baseado em imagem). Alan de Longe desejava reconhecimento neste concurso. Decerto que ele teve, haja vista seus belos poemas.


''Como escrever poesia
havendo a nostalgia
do transcorrer dos dias,
mas se, somente ela me alivia,
como não escrever poesia?''

(Dilema - Alan de Longe)

Obrigado pela nobre participação de vocês. Obrigado pela enorme consideração pela poesia. Sucesso na caminhada poética de vocês. Continuem nos acompanhando: a poesia agradece.

ANÚNCIO DO TEMA E/OU ESTILO DO TOP 7

Aos 7 poetas que prosseguem: agora será anunciado o 6º tema e/ou estilo da sexta rodada, o TOP 07

PARA O TOP 7, OS POETAS FINALISTAS DEVERÃO ESCREVER UM POEMA DE ESTILO LIVRE E TEMA: POEMA EM HOMENAGEM AO SEU AUTOR(A) FAVORITO. QUAL É O SEU AUTOR(A) FAVORITO, CARO POETA? É HORA DE HOMENAGEÁ-LO!


Lembrando que: os poemas deverão ser enviados até as 23:59min. desta quinta-feira (28/07/2011). Fiquem ligados!


Antes de encerrarmos esta postagem, gostaríamos de anunciar uma excelente notícia aos poetas que permanecem na disputa! O poeta que obtiver a pontuação mais alta na próxima rodada, ganhará automaticamente o livro "Eu e outras poesias" de Augusto dos Anjos; edição especial (48° edição), revista e ampliada, 293 páginas. Um livro belíssimo; o único publicado pelo poeta e, como sabemos, uma verdadeira obra de arte.





Boa sorte a todos!
Autores S/A.

9 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimos,
Sei que alegarão que sou mal perdedor, e eu concordo, jamais serei um bom perdedor. Isto não existe! As regras existentes, são para o desempate no envio para o Campo Platônico, não existe regra para um empate no mesmo (no caso da votação popular). E, neste caso, me sinto prejudicado (uma vez que não existia uma regra. Os organizadores sabem que eu me mantive sempre fiel ao regulamento, pois fui inquirido em mais de uma vez sobre ele. Entretanto, neste Campo Platônico, onde há a votação popular pela eliminação de dois autores, obtive o mesmo número de votos do autor que permanecerá no certame e, em momento nenhum, foi explicitado que - em caso de empate na votação popular, permanecerá no concurso o autor mais bem votado na fase (ou rodada, ou top, ou seja lá o que valha) em questão. Daí a minha grita! Parabenizo ao poeta lusitano pela permanência, torço para que não haja mais situações dúbias como esta; todavia, reitero, me senti prejudicado nesta fase. Mas faz parte do jogo! Abraços fraternos,
Alan de Longe

Lohan Lage Pignone disse...

Olá, Alan de Longe,

Em um dos e-mails enviados aos candidatos, alertamos sobre o esclarecimento que fizemos no quadro ''Caso haja empate no Campo Platônico'', o qual consta no blog Autores S/A desde o Top 15. Acredito que você tenha lido e, por ventura, tenha intepretado erroneamente. O próprio título do aviso que consta no blog explicita a problemática: Caso haja empate NO CAMPO PLATÔNICO. No regulamento oficial, consta que o empate das notas entre os jurados seria decidido em um consenso entre os próprios jurados (o que até então não ocorreu). O Campo Platônico, caro poeta, se trata da enquete, a votação popular. Sempre fomos bem claros quanto a isso, em e-mails, postagens, e lembretes aqui fixados. Logo, a explicação se refere ao empate NO CAMPO PLATÔNICO. O texto assim se inicia: ''No caso de empate no Campo Platônico relacionado à permanência do poeta na competição...''. Por favor, peço a todos os poetas envolvidos na competição que se manifestem; caso haja, de fato, alguma ambiguidade neste aviso em questão, por favor, explicitem suas opiniões e críticas. Nós, organizadores, tentamos ao máximo ser transparentes e cuidadosos com todas as informações. Não foi e jamais será do nosso intento prejudicar quaisquer poetas. Perdoe, mas ser prejudicado não faz parte do jogo, caro poeta; isso é um ponto de vista seu.

Espero que tenha nos compreendido. Parabéns pela sua bela participação no concurso. Estendo as congratulações para a poetisa Aline Monteiro, e para o poeta que continua na disputa, Paracauam. Obrigado a todos. Estamos abertos para as manifestações.

Obrigado,
Lohan.

Anônimo disse...

Não retiro nenhuma vírgula do meu comentário anterior, destarte não me considere prejudicado voluntariamente pela organização do concurso, mas sim por uma falha no sistema do concurso. Em duas fases, ou tops, autores "piores" classificados pelos jurados tiveram suas permanências garantidas pelo voto popular. Uma vez que é dado ao público o direito de eliminar este ou aquele autor, o peso da votação dos jurados não têm mais valor, caso contrário,o voto popular seria totalmente irrelevante! A melhor nota dos jurados é fator relevante para indicar os três autores alçados (ou rebaixados) ao Campo Platônico, daí em diante...
Como disse no comentário anterior, não sou bom perdedor e jamais o seria.

Alan de Longe

Lohan Lage Pignone disse...

Caro poeta,

Compreendo sua obstinação em relação ao resultado; conforme tu mesmo dizes, não és um bom perdedor, embora exista sim, bons perdedores. Aliás, eu não me consideraria um perdedor na sua situação. A vitória se dá ao longo do concurso, através do exercício da poesia, do desafio; pelo menos no meu entender.

Nós, organizadores, sempre fomos e sempre seremos humildes o bastante para reconhcer nossas falhas. Algumas ''erratas'' e reconsiderações que já fizemos são provas disso. Mas, neste caso, posso afirmar, caro poeta, que não existiu falha no sistema do concurso. Foi apenas uma questão de má interpretação de sua parte, quanto ao aviso fixado no blog.

Acreditamos que a interação com o público-leitor seja de fundamental importância para o concurso, afinal, não somente os jurados comprariam os livros dos poetas competidores (premissa básica). Não acreditamos que o voto popular desvalorize os pontos de vista dos jurados deste certame. Muitos leitores que votam, por exemplo, discordam da sua opinião em relação aos poetas ''piores'' que permaneceram. Tudo se trata de ponto de vista. E é justamente a abrangência de pontos de vista que prezamos, logo, o voto popular se faz importante nesta função. Se formos considerar sua opinião, sua saída foi justa, haja vista sua colocação no último ranking.

Obrigado pela compreensão,
Lohan.

Felipe Neto Viana disse...

Boa tarde,

Sobre a eliminação, mais uma vez, a justiça foi feita. Talvez a saída do Alan de Longe tenha impressionado, até pela sua trajetória no certame. Talvez a Ivanúcia merecesse mais disputar o voto do público. Talvez. Porém, o que vale é a decisão do júri e do público. Portanto, acatemos.

A tendência é que os ânimos se aflorem. Organizadores, aguardem, pois irão chover contestações de agora em diante. Li os comentários anteriores, e me senti constrangido pelo, me desculpe, 'papelão' que o poeta fez. Contestar o regulamento é natural, mas se diz mal perdedor, cá para nós, é inadmissível. Em todo certame evindeciam-se vitórias e derrotas. Não estou querendo dizer aqui aqueles velhos clichês ridículos, de que todos são vencedores. Expresso minha opinião embasado na premissa de que em toda competição alguém vence e alguém perde. Portanto, a partir do momento que um indivíduo, seja em que competição for, decida concorrer a um objetivo, que ele seja, no mínimo, consciente de que a derrota é mais iminente do que ele possa imaginar. Entrar em um jogo seguro da vitória é muita prepotência.

Aline Monteiro, você é nova. Tem talento, mas necessita ainda de muito aprendizado técnico. Paracauam, fique atento, pois agora, qualquer passo em falso será sinônimo de eliminação. O certame está se fechando. Que vença o melhor. E eu continuarei aqui com meus comentários não-oficiais.

Cordialmente,
F.N.V

Anônimo disse...

Caríssimos,

Venho aqui me penitenciar. Após reler o regulamento e o interpretar de maneira mais apurada, reconheço que a minha "grita" foi, no mínimo, deselegante para com os organizadores e, sobretudo, para com os demais concorrentes, além de totalmente inapropriada. Injusta, até!

Peço-lhes que me desculpem e aceitem o meu respeito e gratidão pela compreensão que tiveram.

Uma abraço fraterno a todos (organizadores, jurados, leitores do blog e demais participantes) e que no fim, vença o melhor.

Alan de Longe

Anônimo disse...

Alan de Longe: Parabéns pelo bom senso e maturidade de se desculpar com os organizadores. Fiquei surpresa com a sua eliminação. Gostei imensamente daquele seu gato do haicai. Quanto às perdas, também não gosto não! Entretanto, elas são inexoráveis ao longo da vida e procuro sempre tirar algo de bom delas. Não acredito nesses clichês de que a vitória não ensina, mas sei aceitar as derrotas.
O tema desta semana seria bem fácil para mim. Tenho vários poemas homenageando poetas como Mário Quintana, Drumond, Cora Coralina... Resta-me aguardar os belos poemas dos poetas competidores. (Semprepoeta)

Anônimo disse...

Parabéns ao Alan de Longe, pelo reconhecimento e pela sua humilde volta atrás, é assim a vida, erramos e reconhecemos pra poder crescermos fortinhos.ehehe
Parabéns a todos os envolvidos neste concurso.

Lohan Lage Pignone disse...

Alan de Longe,

Agradeço, em nome do Autores S/A, pela sua redenção através do pedido de desculpas. Aceitamos suas desculpas, claro. Não se penitencie por isso; sua reação foi natural e compreensível.

E continuemos a disputa!

Obrigado,
Lohan.