domingo, 21 de agosto de 2011

Eliminação do Top 3 e Anúncio do Tema e/ou Estilo da Grande Final

ANÚNCIO DA ELIMINAÇÃO:

Olá, caros leitores e poetas,

É chegada a última eliminação do I Concurso de Poesia Autores S/A. Nesta semifinal, os poetas Ivanúcia Lopes e Léon Bloba se enfrentaram no Campo Platônico, disputando uma vaga na final ao lado do poeta O Velho. Anunciamos, oficialmente, a eliminação da poetisa Ivanúcia Lopes, que obteve 45 votos no total. Com incríveis 180 votos, Léon Bloba se classifica para a Grande Final. Parabéns, Léon Bloba! Congratulamos também o poeta O Velho. Que ambos protagonizem uma final de arrasar!

Vamos relembrar um pouco da trajetória da querida poetisa Ivanúcia Lopes?

"Vira e mexe, eu me descubro"... Ivanúcia Lopes, poetisa de apenas 24 anos de idade, residente da cidade de Marcelino Vieira, no Rio Grande do Norte, deixa o I Concurso de Poesia Autores S/A a um passo da Grande Final. Deixará também saudades. Vira e mexe Ivanúcia Lopes foi se descobrindo e permitindo que os leitores e jurados fossem a descobrindo também. Eis que se desvela uma poetisa forte e melodiosa, de verdade incomparável. Por falta de uma cantiga de ninar, Ivanúcia Lopes já pensou em desistir da poesia. Mas a poesia não desistiu dela, e aqui ela esteve brilhando até esta etapa do concurso. Estreiou na pré-seleção com o reflexivo poema "Vira e mexe eu me descubro". Ivanúcia Lopes nos apresenta, no Top 17 (O Velho e o Tempo) o poema "Passatempo'', e nos faz passar o tempo da maneira mais deliciosa possível. No Top 15 (Haicais), embora tenha pecado na métrica, segundo o júri, Ivanúcia Lopes nos trouxe um dos melhores haicais da rodada: "Mosaico".

Cacos de gente por aí.
Se emendando.
Decorando paredes.
(Mosaico - Ivanúcia Lopes) 
 
E assim ela segue, nos apresentando, no Top 13 (Crítica Social), um dos melhores poemas da competição: "Gente pequena". Uma crítica contundente e comovente em relação aos menores desabrigados. Alcançou aí sua melhor colocação no ranking: a segunda colocação.
 
Vi ontem no acostamento
Gente pequena de sonhos carcomidos
Sem esperança, pedindo esmola
Passando fome, passando frio, cheirando cola.
(Gente pequena - Ivanúcia Lopes)
 
A potiguar enfrentou seu primeiro Campo Platônico no Top 11 (O Sertão), pelo poema "Bem-te-vi", tendo vencido após a disputa mais acirrada da competição, até aqui (enfrentou os poetas Anjo e Semprepoeta, na ocasião). No Top 9 (Poema baseado em imagem), Ivanúcia Lopes construiu uma bela imagem poética, e apresentou a criança do seu eu em "Autoapresentação"
 
E jogava beijos e mandava abraços.
Subia no palco, inventava um passo.
Dançava tango sem ter parceria.
E se jogava na calçada fria.
(Autoapresentação - Ivanúcia Lopes)
 
No Top 7 (Poema em homenagem ao autor favorito), Ivanúcia Lopes  homenageou com plena dignidade poética o poeta Manuel Bandeira, com o poema "Bandeira tinha razão". A partir do Top 5 (Soneto), Ivanúcia Lopes começou a enfrentar muitas dificuldades, e foi iniciada a sua sina dos Campos Platônicos. No Top 5, com o tocante soneto "A partida de um anjo", Ivanúcia Lopes enfrentou o poeta Cervan, e sagrou-se vencedora. Já no Top 4 (Pai - uma homenagem), lá estava Ivanúcia Lopes novamente no Campo Platônico, dessa vez contra o poeta Príncipe Desavisado. O seu poema "Cheganças", que descreveu as chegadas e os esforços do seu pai, foi forte o suficiente para mantê-la mais uma vez na briga pelo título do concurso. Derrota o Príncipe Desavisado com certa folga e segue rumo à semifinal. Após dois Campos Platônicos consecutivos, Ivanúcia Lopes se vê, mais uma vez, diante desse fantasma, na semifinal. Foram 3 Campos Platônicos consecutivos, e 4 no total. Neste último, no Top 3 ("Ai, o amor... Hum, o sexo!"), Ivanúcia Lopes escreveu dois poemas: "Vontade de amor" e "Delicadamente". O primeiro, sobre a temática "amor", ressaltou com um final forte o poder do romantismo da doce poetisa.
 
Todas as tardes ele vinha
Deixei entrar.
Pedi pra tirar o chinelo.
-Tenho alergia à poeira. Disse.
Coisas de amor mal-curado.
(Vontade de amor - Ivanúcia Lopes)
 
Já "Delicadamente", de teor erótico, foi, sem trocadilho, delicado tal qual a trajetória desta poetisa na competição. Ivanúcia Lopes não resistiu ao 4º Campo Platônico, dessa vez contra o promissor Léon Bloba, e se despede da competição.
Foi uma guerreira que, de tantas poetisas, foi a última das mulheres a resistir. Enfrentou muitas batalhas, tanto internas quanto externas, e se mostrou uma poetisa assaz verdadeira em seu ofício. Que você nunca desista da poesia, Ivanúcia Lopes. Você irá colhê-la tanto nos dias bons, quanto nos ruins. Nas alegrias e nas tristezas. E assim, que siga tua vida. Boa sorte em sua caminhada poética!
 
ANÚNCIO DO TEMA E/OU ESTILO DA GRANDE FINAL:

Aos dois poetas finalistas (Léon Bloba e O Velho): agora será anunciado os dois temas da Grande Final do I Concurso de Poesia Autores S/A.

PARA A GRANDE FINAL, OS POETAS DEVERÃO ESCREVER DOIS POEMAS, AMBOS DE ESTILO LIVRE. ATENÇÃO, ABAIXO:
TEMA 1 (DEFINIDO PELO PÚBLICO): A POESIA.
TEMA 2: FRAGMENTOS DA SOLIDÃO CONTEMPORÂNEA.

OS POEMAS DEVEM SER ENVIADOS ATÉ O DIA 25/08/11 (QUINTA-FEIRA), ÀS 23:59min. 
DESEJAMOS UMA BOA SORTE A AMBOS OS FINALISTAS. O SHOW FICA POR CONTA DE VOCÊS: ARRASEM!

ATÉ A GRANDE FINAL, POETAS! SALVE A POESIA!

LÉON BLOBA X O VELHO - NÃO PERCAM!
AUTORES S/A.



2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a Ivanúcia! Ela traz em suas palavras a força da delicadeza.
Parabéns ao Velho! Estamos juntos.

Obrigado a todos pelos votos. Esta final será linda!

León Bloba

O Velho disse...

Ivanúcia, parabéns pela belíssima trajetória, Léon, vamos sacudir a poesia neste concurso.
Leitores, esperem pelo melhor de nós dois.



O Velho.