sábado, 15 de outubro de 2011

7 presentes para os professores!


      Hoje é o nosso dia e, embora eu não vá postar mais listas aqui nos Autores SA durante um bom tempinho (calma, pára de chorar!!!), hum, para me dedicar aos textos que têm uma ligação direta com o que estou trabalhando agora, wells, não renego o passado e posto uma lista com presentes os quais, pudesse eu, daria para cada um dos representantes da nossa profissão!

Let’s Go para o nosso countdown!



7. Em sétimo, mas certamente, em uma lista séria, esse presente viria em primeiro, mas como essa lista não tem nada de confiável (ui!), esse regalo vem como um “abre-alas”:

Um salário digno, um programa governamental sério que respeite os profissionais da educação etc!

6. Para aqueles que atuam na educação infantil, de presente, pais de seus alunitos que sejam PARCEIROS e não inimigos ou seres ausentes que acreditam piamente que TODA a educação dos seus anjinhos dependa da escola e do professor!


5. Um trabalho, para a toda a vida, que ocupe, no máximo, três dias na semana, até porque professor TEM de ler, de assistir a filmes, teatro, exposições etc etc etc.
Professor lê!
          Todo mundo sabe que Hollywood exagera (muito!) quando retrata professores nas telas... Quase sempre super professores nada (ou quase!) próximos da realidade de uma classe que "rala" em três ou quatro escolas e tem de dar nó em pingo de areia pra trabalhar dignamente!!
Professor escuta música!


Professor namora!

          Então, como nos filmes Ao Mestre com Carinho, Mudança de Hábito 2, Mentes perigosas, Clube do Imperador e tantos outros, uma turma, por favor!


4. Assinaturas grátis de TODAS as revistas mais interessantes DO PLANETA e não aquelas mousse de chuchu tipo Nova Escola, Escola hoje etc.



 
3. Como antigamente, duas férias por ano, please!!! A nossa classe não é composta por robôs, zumbis ou organismos altamente desenvolvidos que não precisem de férias, te tempo pra ler, pra preparar, pra se “reciclar”, tempo!


2. Um cabeleireiro em cada escola pra arrumarmo-nos antes de cada aula e poupar tempo no salão. Uma sala de massagem, de relaxamento com jornais, livros e música lounge também seria legal.




Tá, forcei, essa é por minha conta...





1. Respeito.



Do sistema de ensino, de nós mesmos, dos alunos, das mantenedoras, da sociedade.










19 comentários:

Landoni Cartoon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Landoni Cartoon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Landoni Cartoon disse...

O que dizer da sua lista, nada séria é o que vc diz!!!!

Nenhum site em toda net tem uma homenagem nem parecida aos professores! E seríssima! Seu post não é de DOER não, é de ROER minha tíbia até a medula de tanto desejar que tudo isso se torne realidade em nosso país cuja bandeira deveria trazer o lema "Ordenando e Progredindo", porque parece que vamos viver nesse insuportável e eterno gerundismo, se 90 por cento da sua lista clara e nada burocrática não começar a ser realizada agora.

Até o "camarim" idealizado por vc não é forçar nada não, seria o desfecho de um projeto de encher os olhos do mundo todo, e os resultados inigualáveis em termos de desenvolvimento humano e tecnológico. Seríamos em um século o país mais desenvolvido do mundo, sem dúvida nenhuma. Pena que teríamos de ter uma revolução política para depois implementar essa revolução educacional no próprio sentido mesmo de transfromação, ir de um ponto, no qual vivemos, de miséria e ruínas para o outro, de muita qualidade e bem-estar social.

Thaty Louise, seu retorno foi ainda melhor do que poderia se esperar!

Os professores agradecem e, consequentemente deveria agradecer toda a sociedade.

Eu transformaria seu post em projeto de lei. Tenho certeza que resolveríamos os mais crônicos problemas do país.

Parabéns.

Anônimo disse...

Professora, adorei a sua lista!
Imagina quando vc escrever uma séria.

Concordo com os comentários aí de cima!
Obrigada a todos os professores!

Karina Silveira

Landoni Cartoon disse...

E por Santa Teresinha! Quando vc se refere aos filmes cadê em letras garrafais o magnífico...

"Sociedade dos Poetas Mortos"! =D

Fica a lembrança então!

Salve Brooks e suas listas!

Duda Molinos disse...

Ótima lista, mas é bem utópica! Eu como educadora vejo que há muitas coisas para melhorar. Mas dispenso o camarim, porque não somos atores de teatro, e sim atores da vida.

By Duda Molinos.

Landoni Cartoon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Landoni Cartoon disse...

Utópica... Muito bem, mas talvez seja exatamente isso que a classe dominante espera que acreditemos.

E se a lista é "bem utópica" melhorar a educação no Brasil pra quê, e melhorar o quê, já que tudo na lista se encontra tão no plano do ideal, que é melhor nos conformarmos mesmo com essa realidade, que nada tem a ver com "ficção dramática, ou "mentiras" do teatro.

Separação entre vida e ficção, teatro e realidade, hummmm sei não... Discutível, mesmo porque tem muito professor(a) por aí que poderia aprender muito sobre a Vida nos palcos da "mentira".

Unknown disse...

Geralmente não respondo a comentário algum, mas lá vai!

Como assim vc dispensa o camarim se vc usa o nickname de um dos maiores maquiadores do Brasil?

Estranho ou pura coicidência dos nomes?

Duda, a questão do camarim foi só uma homenagem a essa profissão que, na minha humirrrrde opinião, deveria tão paparicada, tão festejada quanto muitas outras!

Bjocas, Duda!!!!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Karina!!!!!

Q bom vc por aqui! Entra no Autores SA. VC tem de criar uma conta no google, ok?
Bjocas, fofa!

Landoni, claaaaaaaaaaaaaaaro que dei um mega furo em não falar no "Sociedade dos Poetas Mortos", mas fiz esse post muito rápido, pois nosso Autores SA, que tem tantos professores marravilhosos, não poderia deixar de se manifestar nesse dia.
Weels, aproveitando o ensejo, uma enooooooooooorme bjoca aos Professores SA (em ordem alfabética, pra ng ficar jealous!):

Andrea Amaral, Bia Manier, Camilíssima, Camillo Landoni, Karina Lohan, Simone I love U all!

Eduarda Molinos disse...

O que eu posso fazer minha cara Thaty se esse é meu nome, Eduarda Molinos, e é uma honra ter o mesmo alcunha do maior maquiador do Brasil.

Prefiro ser paparicada com recursos essenciais em meu ambiente de trabalho e tbm com recursos tecnológicos avançados. Se eu tivesse todos os recursos necessários para o meu uso e para o bem estar dos meus alunos aí sim eu ia aceitar de muito bom grado um camarim (com direito ao meu chará Duda pra me embelezar, haha). Landoni, não quero verdades inventadas. Compreendi o que você quis dizer mas prefiro ser mais pé no chão. Quem não sonha com Pasárgada? Mas pra chegar lá preciso antes ter um salário digno, preciso que meu trabalho me dê prazer em realiza-lo, preciso de muita coisa básica.

Parabéns pra todos nós professores e tbm pelo blog. Esses debates já podem ser considerados o inicio de uma mudança.

Abraços a tdos,
Eduarda Molinos.

Landoni Cartoon disse...

Thaty, quando lembrei o filme, eu já sabia que vc não tinha tido muito tempo pra elaborar o post, pelo que vc mesma escreve lá no começo. E mais, no final dos filmes relacionados vc escreve "e tantos outros", portanto minha surpresa foi apenas retórica ^^

Eduarda, atenção ao meu comentário:

"Até o 'camarim' idealizado por vc [Thaty] não é forçar nada não, seria o desfecho de um projeto de encher os olhos do mundo todo..."

"Desfecho, entende, "desfecho", isto é, entende-se que imaginei uma hierarquia, uma medida valorativa pra cada ponto que a Thaty expõe.

Independente de aceitar ou não aceitar o direito de ser tratado como todos os professores merecem, ou seja, com prestígio até às cutículas, fica claro que considero e mesmo a Thaty tbm considera tudo o que vem antes do "camarim" mais importante, inclusive salários de verdade, que está aqui no post, todos lemos!!

Portanto, não estamos discordando dos pontos essenciais.

Grande abraço, Thaty e Duda!

Eduarda Molinos disse...

Eu sei muito bem o que é desfecho, logo, quero encerrar o assunto pois infelizmente você não compreende a realidade, Landoni.
Eu que dou aula em escolas que não possui o mínimo de aparatos educacionais não me dou ao luxo de ler revistas de moda, camarins e afins em detrimento da revista Nova Escola, por exemplo que eu li sim lá em cima como ela tachou (mousse de chuchu).

E para finalizar, já leu Rubem Alves? Se leu, não parece pois afirmar que essa é a melhor homenagem aos professores que existe na internet é PRA ACABAR.

Eduarda Molinos.

Anônimo disse...

Na boa, sempre entro aqui e eom outros blogs e não comento e, antes que venha algum chato vo logo falando que não quero colocar meu nome e vai se ferrar quem achar que tem.
Na boa, essa Eduarda só pode ter dislexia. É o oposto do bom senso. cho que o pessoal do blog não deve da trela não por que esse tipo de gente não merece.
Já deu, quer polêmica
A lista é manera, mó divertida e po, super entendi o lance do camarin e das revistas. Caráleo, como tem gente burra e se diz educadora, Cacete vai se ferrar, escever essas coisas blabla de sempre, citar Ruben Alves? Louise, adorei a sua lista e pela foto desse blog vc é a mo gata,porra

Eduarda Molinos disse...

Pro comentarista acima: aprenda a escrever e a utilizar palavras que não sejam de baixo calão e depois venha tentar me criticar. Pelo o que você escreveu, tenho certeza que sequer saiba o que significa dislexia. E ainda por cima é um anônimo, quanta credibilidade! Discordar de um texto é possível, certo? Isso é querer polêmica? Aliás, você sabe o que significa ''polêmica"?

Eduarda Molinos.

Lucas Bakkuna disse...

Ae Thatty... arrebatando corações anônimos!!! Belo post...
E como pôde esquecer...
"Oh Capitan... my capitan!!"

Rayanna Ornelas disse...

Thaty, excelente!

k@ disse...

RSRSRSRSRSRS

Thaty, amei.....

Na minha rotina como professora, não esqueço um bom batom e um lapizinho no olho... Ninguém merece uma professora igual a uma bruxa... Temos mesmo que caprichar na produção!
Aiii, as férias, uma das únicas vantagens desse oficio... São merecidas e tem mesmo que ser caprichada!
O bom professor ele está sempre buscando mais... Uma boa fonte são as peças teatrais, livros (amo), músicas, centro culturais, etc...
Thaty, me senti mto homenageada... Ameiiiii


Bjão!!

Ka