sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os 7 filmes de terror mais estilosos e inovadores de todos os tempos!cccc

Olá, Autorizados SA!


     Depois de um longo tempo sem postar, here I come!


     Wells, só pra esclarecer, a partir de agora, como estou bastante atarefada com trabalhos mil, a rede Letrados e os blogs, Back to the Beggining, Thaty Louise e, claro, o Autores SA, postarei textos que, pouco a pouco, caminharão para os meus mais recentes estudos, letras e artes plásticas, os quais amo, amo e amo. Sempre na medida do possível e sem descaracterizar minha participação neste blog que adoro, continuarei a postar textos leves, com uma sintaxe despretensiosa e bem simples.
     Para textos mais rebuscados há vida acadêmica para isso, não?
     Por isso...Hoje, neste dia tão cabalístico 11/11/11, aproveito o gancho do marravilhoso Almodóvar, com sua mais nova obra-prima A pele que habito, para fazer um post-casado com esses outros espaços nos quais participo. Nosso tema de hoje é a Arte nos filmes de Terror e, cabalisticamente, postaremos desdobramentos do assunto nos espaços referidos acima! As listas continuarão nos Autores, os textos mais abrangentes na rede Letrados, os mais frufrus e propositalmente fúteis no Thaty Louise e os mais eróticos (UI!), in English, no Back to the beggining.

Nossos links de hoje:


Thaty Louise
A Pele que habito, pára tudo, Antônio Banderas e Almodóvar estão nas telonas!

Back to the Begginig
Thriller movies: monsters and ladies 
http://backbegginers.blogspot.com/2011/11/thriller-movies-monsters-and-ladies.html


     Wells, essa foi minha maneira de continuar, na media do impossível, prestigiando todos espaços que AMO, ok?
     Nossa lista de hoje abrange os filmes mais, digamos, “artísticos”, mais  -, dentro de um estilo muitas vezes menosprezado, o terror. Procuramos privilegiar obras que vão além da obviedade reinante nas telas e, why not, no teatro! ? Lá vai nosso top 7 dos filmes de terror mais elaborados, inovadores e/ou estranho de todos os tempos:


VI. Abrindo nosso count down, claro A pele que habito, a mais nova obra-prima de Almodóvar.


     A estética caliente do genial, controverso, inovador e visionário diretor espanhol e o protagonista já são motivo suficiente para conferirmos a investida no gênero thriller. Almodóvar transgride a própria linguagem do cinema ao dialogar através das cores, da música e do ritmo das cenas.

Amodóvar na direção. Repararam no contraste entre as cores da imagem e a camisa dele?



V. No nosso sexto lugar, um filme cujas imagens são tão lindas, que são verdadeiras telas, estética absurdamente deslumbrantes, figurino impecável e direção de arte de primeira.


Drácula de Bram Stocker
Coppola, 1992

Winona Ryder e Gary Oldman


Keanu Reeves em cena, no comments...

Keanu Reeves again! Oh, la, la^^
Tá, people, eu  ráparei com Keanu Reeves por hoje!

Entre as lindas noivas de Drácula, a perfeita Monica Belucci (no centro)!


IV.    Nosferatu é um clássico do expressionismo alemão. Produzido em 1992, suas imagens de horror ainda nos encantam.


     A trama é toda baseada na obra Drácula de Bram Stocker, 1897, embora o diretor F.W. Murnau não tenha conseguido os direitos autorais com a viúva do escritor... Wells, teve de dar um pequeno nó em pingo d’água e produzir uma versão relativamente independente da obra.

Ai, morde, gatão!

      A narrativa preserva os principais detalhes da trama, mas o protagonista, por exemplo, não é o famoso membro do clã Dracul, mas o conde Orlok, uma das mais bem-sucedidas representações da figura do vampiro. Alto, esquálido, com nariz e orelhas bastante pontiagudas, o monstro de sangue azul consegue captar com perfeição a ideia da figura macabra de Stocker.

Nossa, Nosferatu, se a sombra é assim, o resto, então!


III. The Hunger, Fome de Viver:  Bowie + Catherine Deneuve = filme imperdível!

     Filme de 1983 dirigido por Tony Scott (Top gun, Dias de trovão, Um tira da pesada II, Domino et alii!) considerado cult por conta da sua estética gótica, com imagens primorosamente trabalhadas com um efeito sombrio de luz, que destacam o figurino acertadíssimo dos protagonistas mega-stars Deneuve e Bowie. Com temática simples e roteiro descomplicado, essa obra é mais que um clássico do gênero. É luxo, poder e ate!
Perfeitos!



     A cena do início do filme é memorável, com Deneuve, Bowie e a banda Bauhaus em uma boate gótica! A banda está cantando uma das suas músicas mais legais, Bela Lugosi's dead!


II. Na obra-prima estética Sleepy Hollow, A lenda do Cavaleiro sem Cabeça, o problema é deixar de babar em cada uma das cenas inacreditáveis de tão lindas, criadas po Tim Burton. A lenda famosa foi retratada inúmeras vezes em produçãoes modestas e filmes para a tv, mas ganhou uma versão  grandiosa com as tintas de Burton.

Cristopher Walken arrasou como o mardito!

As cenas são lindos quadros góticos: 


     Empatado em segundo lugar com Sleepy, temos o belíssimo Mary Shelley's Frankenstein, de Kenneth Branagh, sem palavras:

 I. Nossa primeira posição vai para um filme nada óbvio, o sueco Låt den Rätte Komma In , Deixe ela entrar, perfeito. 


     A trama nos apresenta Oscar, um menino frágil que sofre violência na escola. Quando conhece sua nova vizinha, sua vida muda completamente! A história é surpreendente em vários sentidos e não vamos nos alongar para que você se surpreenda também, caso não tenha visto!




Ps.: vale dar uma conferida na refilmagem, Deixe-me entrar, USA, 2010. Relaxa, os americanos mandaram bem nessa.


xoxoxoxo, bsou bsou, até a póxima semana ^^
        

5 comentários:

Landoni Cartoon disse...

Logo de cara meus parabéns pelo tema, é simplesmente sensacional!

Minha porta de entrada para as artes foi o Terror, então, essa associação nunca me foi estranha.

O primeiro romance adulto que li foi de terror, o primeiro livro que eu comprei por vontade própria foi de suspense, fato relevante porque não existe filme de terror sem suspense, quero ver alguém inventar um! rs

O conto que escrevi no colégio pra um trabalho de redação foi uma história de terror. A banda da qual fui mais fã na vida tem um zumbi fabuloso como mascote. Eu adorava carnaval porque era a época em que eu podia me fantasiar de monstro. A primeira tela que pintei tem uma estética sinistra: o quadro chama-se "Tétrica".

A estética é mesmo controversa e desafiadora; ela capaz de dar a monstros uma aura de beleza que eles jamais teriam fora da arte. Não quero dizer com isso que a Arte para ser considerada como tal deve "ser" sempre "bonita". Por exemplo, não há nada de bonito na literatura de Kafka ou nas melhores telas de Goya, contudo o que fizeram é da mais pura expressão artística, ao menos entendo assim.

Não há nada de realmente belo em Nosferatu. Ele é inteiramente grotesco, sem concessões para as crianças terem uma noite mais leve ou menos pesada, mas nos toca mesmo assim, nos prende o olhar, admiramos o que não nos fascinaria fora do cinema, do filme, do artístico.

Mais uma vez parabéns pelo tema absurdo (de bom), pelo post grotesco (de bom), pelas ideias e informações do outro mundo!

Demais, Putzgrila!!!

E mais uma vez sem querer vc me sugeriu um post...

Sintaxe despretensiosa? Por acaso sintaxe é algum bicho de 7 cabeças? uhurrurrruuraharrah!!!!

Anônimo disse...

Profi, adorei o post! Esse drácula é bom?

Raiana Nunes

Lohan Lage Pignone disse...

Parabéns, Tati! Seu post coincindiu com um especial que o TC Cult está transmitindo - O mês do Horror. E alguns dos filmes que você citou em sua lista, inclusive, já até passaram! Super bacana esse terror artístico!

Destaco como bons filmes de terror também os clássicos ''O Iluminado'' e o ''Bebê de Rosemary".

Bjs!

Fabiana Torres disse...

Adorei, teacher!

Andréa Amaral disse...

Hum, acho que posso deduzir que tenho um ótimo gosto, pois 3 dos meus favoritos se encontram na lista. Por falar em filmes de terror, tem um filme americano produzido no inicio dos anos 90 chamado "The Grave" que é uma maravilhosa mistura de aventura, lenda, mitologia e terror. Infelizmente este filme não foi reproduzido em dvd, pois não foi grande sucesso de bilheteria. Um beijo Thaty.