quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

As 20 melhores músicas nacionais de 2011

Olá, caros leitores e autores!

Após um ano repleto de boas surpresas na música nacional brasileira, venho aqui anunciar, na minha mais humilde opinião, as músicas que mais me agradaram em 2011. As mais tocadas? Nem todas. Algumas talvez não tenham figurado entre as dez primeiras dos tops que rolam por aí, enquanto outras, chegaram a liderar por um bom tempo; como foi o caso do fenômeno "Paula Fernandes", uma das boas surpresas mencionadas no começo do texto.

Não foi fácil criar um ranking... Determinar de qual canção se gostou mais, ou de qual se gostou menos, é por demais relativo. Nessas horas, leva-se também em consideração aquela música que te marcou mais em um certo momento; aquela música na qual bateu imediata identificação; aquela música que tocou na hora e no lugar certo, e te fez chorar, ou sorrir, ou cantá-la alto. Também considerei artistas que havia algum tempo não lançavam trabalhos e, em 2011, retornaram sem perder a postura, o brilho. Como exemplo podemos citar Marisa Monte, Marcelo Camelo (ex-Los Hermanos) e Maria Rita.

Então... Lá vamos nós com os melhores de 2011! 


20º Neguinho - Gal Costa
Álbum: Recanto

Eu, particularmente, discordo do "Valor", quando elegeu "Recanto" como sendo o melhor álbum brasileiro. Destaco, apenas, a canção "Neguinho". Vale lembrar que as canções foram feitas por Caetano Veloso para Gal Costa. "Neguinho" vale pelo ótimo senso do que é a atualidade do homem consumista.


19º Pra matar meu coração - Maria Rita
Álbum: Elo

Pra matar o coração dos fãs, de alegria, é claro, Maria Rita lança o seu quarto álbum, após quatro anos gerando ansiedade em seu público fiel. Destaco "Pra matar meu coração":



18º De onde vem a canção - Lenine
Álbum: Chão

De onde vem a canção? O cantor e compositor pernambucano Lenine sabe, como poucos, a origem das belas canções. E, em seu último álbum, Lenine brinca com suas letras e melodias, como sempre o faz. E a canção vai pra história, quando se dá o fim da melodia. Atentem para o som que remete ao ''tic-tac''.



17º Ô, ô - Marcelo Camelo
Álbum: Toque dela

Marcelo Camelo, como não podia deixar de ser, brilha em sua carreira solo. Sua melodia e voz peculiares atraem qualquer fã da boa música brasileira. Que este 'hermano' não se canse nunca de produzir. "E vai dançar até..."



16º Dia a dia, lado a lado - Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz
Álbum: - (Canção inédita)

Bela canção que esses dois aprontaram. Eis a verdadeira nova geração da música brasileira. Verdadeira pois, ao contrário de muita coisa que se ouve por aí (constantemente, por sinal), obras como esta ficam para sempre em nossas vidas. O jeito é não confundir descartável com louvável.






15º Hoje eu não saio não - Marisa Monte
Álbum: O que você quer saber de verdade

Marisa Monte vem nos brindar com sua graça, leveza e perfeita afinação após cinco anos sem lançar nenhum álbum. Seu retorno, sempre muito aguardado, tem sido bastante aclamado pelos seus fãs. O single "Ainda bem" já figura entre as mais tocadas nas principais rádios brasileiras. Mas, nesta décima quinta posição, eu destaco a canção "Hoje eu não saio não". Forró gostoso de se ouvir, que faz lembrar aqueles tempos em que você está no seu canto, a fim de ficar sozinho, lendo, ouvindo música... E vem aquele amigo festeiro insistindo para sair! Vale a pena curtir essa música.

video


14º Feito pra acabar - Marcelo Jeneci
Álbum: Feito pra acabar

Marcelo Jeneci é, sem dúvida, a revelação da MPB do ano de 2011. "Feito pra acabar" é uma daquelas canções que te levam a refletir sobre a trajetória de sua vida, e sobre as possibilidades que existem após a vida, se é que existe alguma coisa... Sete minutos preciosos de música. E, como já diz a canção de Gilberto Gil, "na estrada que ao final vai dar em nada, nada, nada". Metáfora da morte? Sim, e muito mais. Salve, Marcelo Jeneci!




13º Ainda bem - Marisa Monte
Álbum: O que você quer saber de verdade

Eu diria que o novo single de Marisa Monte, "Ainda bem", composto pela própria Marisa e por Arnaldo Antunes, seu grande parceiro musical, seria um tango com um toque brasileiro. A canção se tornou bastante popular devido (também, claro) a participação especial do lutador Anderson Silva no clipe. Com o UFC em alta no Brasil, a escolha não poderia ter sido melhor, não, Marisa? E não é que ele se saiu bem? Só mesmo a letra da música para explicitar essa surpresa: ''quem diria que ao meu lado...". Eis:




12º Oração - A banda mais bonita da cidade
Álbum: A banda mais bonita da cidade - Primeira Edição

Sim, eles conseguiram. Primeiro, "Oração" bombou no Youtube, tendo quase cinco milhões de visualizações em apenas três semanas. Toda essa popularidade instantânea levou a banda curitibana recorrer ao seu público a fim de arrecadar fundos para a gravação do primeiro CD. Arrecadaram 50 mil reais, o projeto vingou, o CD está na praça e o single "Oração" foi um dos mais cantarolados do ano de 2011. Abaixo, o clipe, gravado em plano-sequência em uma casa de mais de cem anos. Em tempo: um dos melhores clipes do ano.






11º Meu parceiro - Seu Jorge
Álbum: Músicas pra churrasco

Quer melhor música para churrasco do que esta? Música de amigo para amigo, que gera todo aquele clima cerveja + lembranças + abraços e lágrimas + cerveja de novo. Seu Jorge sabe contagiar o povão, sem perder a finesse que a elite cobra. Esse não deixa a peteca cair! "Meu parceiro" ganhou um lugar na minha lista.



10º Dançando - Agridoce (Pitty e Martin Mendonça)
Álbum: Agridoce

Os arautos da modernidade anunciam, continuamente, que o mundo vai acabar em 2012. Mundo... Este mundo não estaria acabando dia a dia, em nossos interiores? Nossa vida, se diluíndo pouco a pouco. Essa "vida morna". Pitty e o guitarrista Martin Mendonça desenvolveram um projeto paralelo de sabor único: agridoce. "Dançando" lembra que, mais importante do que o fim do mundo material, é o fim do nosso mundo, aquele presente dentro de nós, que mais importa. É o resgatar os valores, o saber enxergar as belezas de uma vida que se esvai. E, claro, com muito amor, sempre. ..."Se no fim formos só nós dois, que seja lá fora"...



9º Coração - Monique Kessous
Álbum: Monique Kessous

Tomei conhecimento da existência da cantora carioca Monique Kessous ao, por acaso, estar assistindo ao Som Brasil que homenageou Marcos Valle, em 2010 (Assistam a bela interpretação de "Viola enluarada": http://www.youtube.com/watch?v=BeaGpazunz0). Desde então essa voz não me saiu da cabeça. Neste ano, a singela canção "Coração" ganhou espaço na trilha sonora da novela global "Cordel Encantado", e, doravante, no coração dos brasileiros apaixonados pela boa música. Cópia fiel da Marisa Monte?... Eu diria que Monique Kessous é Monique Kessous, uma das maiores promessas da música brasileira. E ponto. Eis o "Coração" que ocupa o nono lugar em meu coração:


8º Quem não quer sou eu - Seu Jorge
Álbum: Músicas para churrasco

Quando o Seu Jorge resolve colocar as cartas sobre a mesa e falar de relacionamento... Descrição perfeita de um homem que, embora apaixonado, renega seu amor. Quem nunca passou por isso? E a levada da música é sensacional. Dá-lhe Seu Jorge!





7º Não precisa - Paula Fernandes e Victor e Léo
Álbum: Paula Fernandes - Ao vivo

Paula Fernandes e a dupla Victor e Léo: o melhor da nova remessa dos sertanejos no Brasil. A música é linda, mereceu todo o sucesso que lhe atribuíram. Eis a sétima colocada:





6º Essa pequena - Chico Buarque
Álbum: Chico Buarque

O "Eduardo e Mônica" do Chico! "Essa pequena" é um blues que vale a pena, de fato. Relembra a velha máxima: os opostos se atraem... Grande Chico, sempre precioso.



5º Te amo - Vanessa da Mata
Álbum: Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias 

Vanessa da Mata compôs uma verdadeira declaração de amor - aquela capaz de superer todos os medos e maledicências. Um amor arrebatador, tão bem interpretado pela atriz e bailarina Marilena Ansaldi no clipe oficial (o qual pode ser visto, abaixo). A melhor música de amor do ano.





4º Pra você - Paula Fernandes
Álbum: Paula Fernandes - Ao vivo

A mais cantada, a mais assediada, a mais clicada no Google, a mais sertaneja das mulheres: Paula Fernandes arrebatou um público estrondoso no ano de 2011. O up em sua carreira se deu após sua participação especial no show do rei Roberto Carlos, no final do ano de 2010. De lá pra cá, Paula só colheu rosas. Deixou Ivete Sangalo e Luan Santana no chinelo: vendeu mais do que os dois juntos!
E todo esse sucesso advém também da qualidade de suas canções. "Pra você" é uma bela declaração de amor, numa bela voz. Merece estar entre as cinco primeiras, sem dúvida.



3º Problemas - Ana Carolina
Álbum: Ensaio de Cores

"Problemas", o atual single da cantora Ana Carolina, possui uma carga poética, bem ao estilo "O meu amor conhece cada gesto seu / Palavras que o seu olhar só diz pro meu". Por trás da canção, aquele velho ditado: em briga de marido e mulher... "Ninguém vai resolver problemas de nós dois". A medida que o eu-lírico busca o diálogo, o olhar do outro, a angústia cresce, e culmina em um belo refrão. Eis a terceira colocada, com louvor: 



2º Não existe amor em SP - Criolo

Álbum: Nó na orelha

"Não existe amor em SP" não se trata apenas de uma canção. Trata-se um marco na música brasileira. A versão de Sampa, impregnada das mais crua realidade. Criolo foi redescoberto ao apostar em um ritmo diferente do que lhe é habitual, o rap. A crítica soou melódica, soou histórica. Bebeu em Baudelaire, bebeu o simbolismo das flores e das nuvens, para descrever uma cidade onde tudo se aparenta e se apresenta. "Cuidado com o doce"... Não aceitem qualquer coisa. As flores estão mortas, assim como muitas vidas prostradas nos bares da vida. Melhor canção do ano de 2011, segundo o VMB, "Não existe amor em SP" ocupa a segunda colocação nesta lista, com louvor:




1º Felicidade - Marcelo Jeneci
Álbum: Feito pra acabar

Felicidade foi aquela música que me tocou de imediato. A melodia, seguida da letra, e interpretações repletas de suavidade e verdade dos cantores Marcelo Jeneci e Laura Lavieri. O clipe, perfeito, arrebatou com chave de ouro, e levou a medalha de ouro. "Felicidade é só questão de ser". Preciso dizer mais alguma coisa? Assistam ao clipe, ouçam e vivam essa letra. Viver é tão simples quanto "Felicidade". E que a simplicidade reine, sempre, em nossas vidas. Eis a "Felicidade":




Menção para samba/pagode:
"Viver sem ti", do Exaltassamba e Mariana Rios.
(o álbum foi lançado no final de 2010, todavia, a canção estourou em 2011).

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx         FELIZ 2012       xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Então, o que acharam? Qual música merecia entrar nessa lista?
Feliz Natal a todos e um 2012 repleto de ótimas músicas!

3 comentários:

Paulo Ramos disse...

Falta: Beijo Sem - Adriana Calcanhotto

angelo pessoa disse...

Tirando a 7ª e a 4ª, isso que eu chamo de uma super lista! Parabéns!
Bom gosto pra mais de metro!

Dierry disse...

Gostei muito das músicas, Marcelo Jeneci - Felicidade eu não conhecia, mas é otima!