quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Stratovarius e Roberto Carlos

 
 
Sejam bem-vindos ao “Landoni 2012”, leitores SA! No meu primeiro post do ano, tenho o prazer de apresentar a mais nova seção das quintas-feiras musicais:

“E é Plágio?” 

Mais do que apontar músicos e suas cópias indiscriminadas, o objetivo desta seção é mostrar ao leitor as mais variadas coincidências musicais, isto é, que nem tudo precisa ser tão diferente ou original para ter valor. E inclusive ressaltando que muitos julgamentos podem ser injustos. 

É só acontecer fatos assim e a repercussão costuma ser impiedosa. Mas estou aqui para duvidar: será que tudo é mesmo plágio? Será que por trás de toda coincidência existe de fato um compositor gatuno e oportunista? O primeiro caso que compartilho com meus leitores tem origem numa música composta por um virtuoso guitarrista finlandês: Timmo Tolky. A banda: Stratovarius. 

Capa do àlbum Infinite
Arte de Derek Riggs.

Corria o ano de 2000. A banda finlandesa lançava seu 8° álbum de estúdio: Infinite. No álbum a música Million Light Years Away e com ela uma coincidência inusitada. O tema inicial executado pelo tecladista sueco Jens Johansson (Dio, Yngwie Malmsteen) seria um plágio de Amigo, do Roberto Carlos. O quê?! Ora, poderia ser um do Titãs, até do Ultraje a Rigor que não seria tão estranho, mas Roberto Carlos?! Até hoje muitos insistem na tese do plágio. Antes de continuarmos, leitores, vou deixar que ouçam as duas versões.

Então, é plágio ou coincidência?

Roberto Carlos: Amigo


Stratovarius: Million Light Years Away




Como puderam ouvir, é inegável que ambos os temas se parecem. Porém, ainda que se pareçam muito, estão longe de ser a mesma coisa. O arranjo de “Amigo” tem mais notas que a solução de Tolki, o guitarrista do Stratovarius. Em relação à banda finlandesa, o padrão rítmico do tema soa linear, contínuo, enquanto a do cantor brasileiro parece mais sincopado. Portanto, o tema de “Million Light Years Away” não é um plágio de “Amigo”, pois não é uma cópia da canção brasileira.

Nunca vamos saber a verdade, se Timmo Tolki conheceu a música do Roberto Carlos. Segundo o próprio guitarrista numa entrevista à Rock Brigade, a questão do plágio lhe era desconhecida. Para muitos leitores suas afirmações pareceram cínicas. Para mim não. Talvez eu possa estar errado, mas convenhamos, como um finlandês que muito provavelmente desconhece a música popular brasileira poderia conhecer Roberto Carlos? Quem poderia ter tido o interesse de mostrar ao guitarrista: “Olha, Timmo, que música legal desse tal... Roberto.

Agora vamos supor que algo semelhante tenha acontecido. Vamos supor que ao ser perguntado sobre as semelhanças entre uma e outra canção, durante a entrevista concedida à Rock Brigade, Timmo Tolki tenha sido de fato cínico quando confundiu o cantor brasileiro com o Roberto Carlos, ex-jogador da seleção brasileira de futebol. Ainda assim, o que este hipotético cinismo teria a ver com a suposta cópia? Mesmo que o músico do Startovarius tenha se baseado no tema de “Amigo” para compor o seu, não confirmaria a tese de que a música é um plágio. Desde quando a canção, que tem 5 minutos, se resume ao tema inicial? O que vem depois, ou seja, todo o desenvolvimento, prova que a do Stratovarius não tem absolutamente nada a ver com a música do Roberto Carlos. Ou quase nada. É só ouvir e resistir aos desvarios das opiniões irrefletidas.                                       
 
         
Timmo Tolki


...E é Plágio? 
n° 01


Camillo Landoni
post XLVI

9 comentários:

Anônimo disse...

Podem me chamar de cafona, mas eu adoro Roberto Carlos. Não conhecia essa banda, mas adorei o post.
O blog está de parabéns, mais uma vez. Essas reportagens de música tem muita qualidade, me inspiaram.
Estou pensando em montar um blog sobre música da minha região e a música Amazonense. moro em Belém e vocês me inspiraram a isso.
Obrigada, Autores SA

Débora Lobosco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lygiane disse...

A, meu nome é Lygiane Silva e não estou conseguindo comentar com a conta blogger.

Queria ter comentado na reportagem do lindo conjunto Marylion também e dos filmes de terror. Não gosto desse estilo de filme, mas recentemente passou Drácula em um canal fechado e eu assisti graças a vocês. Se não fosse ter lido no Autores SA sobre esse filme nem teria visto. Estou procurando o livro. Aqui é muito difícil de achar.

Aqui é muito difícil de se ouvir rock, mais gostaria de ouvir rock e pop de vez em quando. A saída é a net.
De novo, adoro Autores SA

Unknown disse...

Meodeosss, são muito, muito parecidas.
Pra mim é plágio. Pode ser plágio espiritual, inconsciente, sei lá. Mas que parece, parece!
^^
Adorei, escreve sobre mais polêmicas como essa!!!

Tony Guitar Man disse...

Valeu por escrever sobre Stratovarius, uma das minhas bandas favoritas.

Porra, esse blog está subindo no meu conceito.
Saudações rock & roll!

Antônio Soares
Santo André, SP

Landoni Cartoon disse...

Antes de qualquer nota devo dizer que foram incríveis os comentários. Fico orgulhoso pelo Autores SA.

Salve Belém do Pará! Obrigado pelos elogios, e aproveite sua inspiração para escrever e soltar o verbo!

Si, Marillion é linda! Já notei que você tem bom gosto musical e sensibilidade. Lygiane, hoje a saída para todos nós é a net.

Grande abraço!

Olá, Thaty, essa seção está apenas começando, virão outras edições sobre plágios, ou semelhanças musicais. Apareça mais!


Tony, Saudações Rock n Roll! É uma honra para este que aqui escreve sobre música receber um fã do Stratovarius. Aguarde os próximos posts!

Grande abraço a todos!
Landoni

Anônimo disse...

Cara, acho que voce nao esta por dentro da fama do Roberto Carlos, o cara é conhecido no mundo todo. E nao precisa ser exatamente igual para ser plagio, esse negocio de coincidência em musica eu duvido, no meio de milhoes de notas musicais o cara "escolhe" as mesmas e no mesmo ritmo??

Abraço

Anônimo disse...

se estamos diante de um caso de plágio, então é um plágio desta música do filme de chaplin: http://www.youtube.com/watch?v=hFE30OF6N58 e não do roberto carlos, que pode ter também plagiado esta mesma música.

Anônimo disse...

agora as notas musicais são milhões?

hahahhahahaha