quinta-feira, 15 de março de 2012

As melhores músicas dos anos 80: 1980 (hits internacionais)


John Lennon saiu de cena logo no início dos anos 80,
mas sua música ecoou por todo a década, e permanece viva. 

-


Aqui estamos, amigos SA, na hora e no tom para mais uma quinta-feira regida pela música!

Atendendo a uma feliz e motivadora sugestão de minha amiga Thaty Brooks daremos início hoje a uma mostra do que rolou de melhor nos *anos 80 (1980-1989). É um desafio, porque a lista de boas músicas é grande. E há de se considerar que uma parte significativa dos sucessos e músicos que dominaram o cenário dos anos 80 foram revelados na década anterior (alguns ainda nos anos 60!) e lá já brilhavam produzindo obras-primas e trabalhos inesquecíveis. Podemos citar Elton John, Stevie Wonder, Carly Simon, Michael Jackson, Bob Seger, entre muitos outros que serão expostos no Autores SA. Cada  post representará uma sala diferente contendo uma parte específica das realizações musicais dos anos 80, ao mesmo tempo em que elaboro trilhas-sonoras sobre o período.       

* Nota: quando escrevo  "década de 80, 70, 60" ou "anos 80, 70, 60, etc." estou sempre falando do  século XX, a não ser que seja especificado o século. Vamos convencionar  assim, porque não me cai bem a expressão "década de 1980". 


Para ser o menos injusto possível a lista não terminará hoje, ao contrário, terá início apenas. A mostra-sonora será dividida em cada um dos anos (de 1980 a 1989). E o mais importante, não será dado exclusividade aos "hits", pois eles contam só uma ínfima parte do que de fato aconteceu na música. Mesmo porque os sucessos não foram necessariamente os mesmos em todas as regiões do Brasil, EUA e Europa.    

Então vamos começar nosso passeio pelo "Salão Um", onde estão artistas internacionais que ganharam espaço nas paradas de sucessos com seus singles radiofônicos. Claro, pois nos anos 80 não existia MTV por aqui, e por causa disso ficávamos restritos ao clips do Fantástico, e a outros programas (em canais diversos) que por não terem grande investimento nunca emplacavam. É bom lembrar que muitos "singles" de enorme sucesso nos EUA ou na Europa nem chegaram às rádios do Rio de Janeiro. Nesta época eu já considerava deprimente depender só de escolhas empresariais para conhecer o máximo possível do que era produzido de bom na música, por isso procurei constantemente alternativas, e incorformados amantes da música como eu sempre as encontrava.


 Classificação do post de hoje: "sucessos comerciais" -  só aqueles que tocavam com muita frequência e em diversas rádios  cariocas; porque considerem que houve muitos outros grandes sucessos  comerciais, de gêneros geralmente não prestigiados pelas mídias, que por  aqui (eixo Rio-São Paulo) não tivemos nenhuma notícia, fosse na maior  parte das redes de TV, fosse na maioria das estações de rádio.

Galeria 1980  

Salão1:  Hits Internacionais

Quanto às datas está sendo considerado o ano de lançamento dos álbuns (1980), não dos singles separadamente. A cada ano que passava: 81, 82, 83, etc. estas canções se tornavam mais conhecidas até ficarem para sempre na memória e no coração dos amantes da boa música. Algumas foram lançadas como singles somente no ano seguinte ao lançamento do respectivo álbum. Era uma prática comum. Música a musica, faixa a faixa, elas iam ajudando a fazer o nome dos novos trabalhos e vender os álbuns.  


Lady, de Lionel Ritchie, um dos maiores sucessos dos anos 80,
foi composta especialmente para o cantor Kenny Rogers, que a gravou no primeiro ano da década.
´
Dez dos melhores sucessos lançados em 1980.  
Bob Seger and The Silver Bullets
Bob Seger - Rolling Stone Magazine [United States] (1 May 1980)

1) Against the Wind (Bob Seger) 

Álbum: Against the Wind




John Lennon


Álbum: Double Fantasy 


2) Woman (J. Lennon)


3) Watching the Wheels (J. Lennon)


REO Speedwagon
Álbum: Hi Infidelity 


4) Keep on Loving You (Kevin Cronin)
www.youtube.com/watch?v=ekhT0Myh-Zo



Kurtis Blow

Álbum: Kurtis Blow 

5) The Breaks (Blow, Ford, Miller, Moore, Smith)
www.youtube.com/watch?v=p6_H7eTQi9w&feature=related




Kenny Rogers 

Álbum: Greatest Hits - Lady
6) Lady (Lionel Ritchie)


Paul McCartney

Álbum: McCartney II

7) Coming Up (P. McCartney)



Dionne Warwick
Álbum: No Night so Long 

8) No Night So Long (Richard Kerr/Will Jennings)
www.youtube.com/watch?v=MhRbTsI4Aes&feature=related





ELTON JOHN

Álbum: 21:33

9) Little Jeannie (Elton John/Gary Osbourne)
www.youtube.com/watch?v=Mxp4Sa6fEzU 

George Benson


Álbum: Give me the Night

10) Give Me the Night (Rod Temperton)
www.youtube.com/watch?v=imYJpr09IgQ&feature=related

Aqui estão 10 dos melhores sucessos da década de 80, 
todas canções de álbuns lançados em 1980.

Continua...

Camillo Landoni
51







 









4 comentários:

Maria Francisca Machado disse...

Adoro anos 80, mas num estão faltando música tipo do Guns & Roses, Michael Bolton.

Muito legal.

Cissa.

Landoni Cartoon disse...

Oi, Cissa! Sim, mas é porque esse post cobre só o ano de 1980! Ainda faltam 1981, 82, 83, e o Guns só aparece em 87, e aqui no Brasil lá pra 89. (=

Continue prestigiando o blog!

abraço
Landoni

Anônimo disse...

Anos 80 sem Michael Jackson, Bee Gees, Madonna, Whitney Houston, Cyndi Lauper, Tina Turner... Que tipo de lista é essa? Fãs ou não, eram os maiorais da época!

Landoni Cartoon disse...

Leitor anônimo, nenhum dos artistas citados lançaram material em 1980. Aliás, a Madonna e a Cindy Lauper só lançariam seus primeiros álbuns em 1983.

Dos artistas que você citou só o Bee Gees lançou algo em 1980, não como um álbum do Bee Gees, mas em parceria com Barbra Streisand.

Se tiver a chance de conferir a segunda parte desse post:

http://autoressa.blogspot.com.br/2012/03/as-melhores-musicas-de-1980-hits.html

E reforçando a ideia: a lista desta sequência de posts é de canções de um único ano e não de uma década, justamente para não deixar tanta gente boa de fora, okay?

Os próximos anos ainda serão postados.

Grande abraço