segunda-feira, 28 de maio de 2012

Segunda fase da Pré-Seleção: A Prova dos Nove



O QUE É POESIA?

"A poesia é um aspecto das coisas que só alguns conseguem transformar em texto".
(Ana Elisa Ribeiro)

"Uma aventura. Um modo de expressar a imaginação. E de expressar a paixão. Uma operação sobre a linguagem. Uma experiência de liberdade, e também de possessão".
(Claudio Willer)

"É uma forma única de se ligar a uma sensibilidade mais profunda".
(Flávia Rocha)

"Deve ser o substrato da primeira manhã do universo, algo que teria se fixado em minha retina nos albores de minha infância".
(Jorge Tufic)

"A poesia para mim é a forma mais eficaz de alcançar algo inatingível, a essência do real, ou, antes, o real em essência".
(Micheliny Verunschk)

"A poesia é a morte que em vida se persegue cada vez que se a evita..."
(Tavinho Paes)

"Poesia é quando as coisas nos atingem com o fato de serem coisas..."
(Victor Paes)

(Todos esses dizeres, acima, foram retirados do livro "O que é poesia?", Ed. Confraria do Vento, organizado por Edson Cruz. Alguns autores dessas palavras foram e serão jurados neste II Concurso de Poesia Autores S/A. São escritores de grande importância no cenário poético da contemporaneidade brasileira. 
E para você, poeta, o que é poesia?)  



POETAS, SEJAM APRESENTADOS AO DESAFIO DA 2º FASE DA PRÉ-SELEÇÃO:

A PROVA DOS NOVE


ANTES, VAMOS APRESENTAR AS ESTATÍSTICAS PERTINENTES AOS 90 CLASSIFICADOS DA 1º FASE DO CONCURSO. CONFIRAM, ABAIXO, COMO ESTÁ O MAPEAMENTO DOS REPRESENTANTES POR ESTADOS E PAÍSES:

(clique na imagem para melhor visualização)

Agora, é chegada a hora do tão esperado anúncio do desafio desta segunda etapa. Leiam atentamente, abaixo:

A PROVA DOS NOVE

- NESTA SEGUNDA FASE, VOCÊ, POETA, TERÁ A SEU DISPOR NOVE (09) TEMÁTICAS. CADA POETA DEVERÁ ESCOLHER UMA (01) DESSAS TEMÁTICAS E ELABORAR UM POEMA DE ACORDO COM ESTA TEMÁTICA ESCOLHIDA. 

- OS TEMAS FORAM PROPOSTOS PELOS JURADOS E POR TRÊS AUTORES S/A, RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DO CERTAME. 

- REFLITA BEM ANTES DE SUA ESCOLHA, POETA. NESTA SEGUNDA FASE DO CONCURSO, APENAS 30 POETAS SERÃO CLASSIFICADOS PARA A PRIMEIRA ETAPA DAS FINAIS. OU SEJA, 60 POETAS SERÃO ELIMINADOS NESTA ETAPA VIGENTE.

- CADA POETA DEVERÁ ENVIAR, ATÉ AS 23:59min. DO DIA 03/06/2012 (PRÓXIMO DOMINGO), O SEU POEMA PARA O E-MAIL OFICIAL DO CONCURSO, QUE É: poesiaautoressa@gmail.com

- O POEMA PODE SER ENVIADO EM ANEXO OU DENTRO DO PRÓPRIO CORPO DO E-MAIL. NÃO SERÁ PERMITIDO O ENVIO DE IMAGEM ANEXADA AO POEMA. O NÃO CUMPRIMENTO DO PRAZO ELIMINARÁ, AUTOMATICAMENTE, O POETA DO CONCURSO.

- LEMBRE-SE: O POEMA DEVE CONTER, OBRIGATORIAMENTE UM TÍTULO, E DEVE VIR ACOMPANHADO DA TEMÁTICA ESCOLHIDA. EXEMPLO:

Tema escolhido: ?
Título: ?

- TODOS OS RESULTADOS SERÃO DEVIDAMENTE INFORMADOS ATRAVÉS DE E-MAILS E TODOS OS POEMAS SERÃO POSTADOS NO BLOG AUTORES S/A.

ABAIXO, AS NOVE (09) TEMÁTICAS PROPOSTAS. ESCOLHA UMA DELAS E BOA SORTE!:

01- GOTA;

02- A IMORTALIDADE DA ALMA;

03- A COMIDA PREDILETA;

04- A INFÂNCIA;

05- O LUGAR DA LITERATURA NO MUNDO GLOBALIZADO;

06- A ANGÚSTIA DO HOMEM DA CIDADE GRANDE;

07- POESIA DE CUNHO SOCIAL;

08- A PROSTITUTA;

09- PARAFILIA.

&&&&&&&&&&&&&amp

DICA: "Poetas, agora o cerco começa a fechar. Na Prova dos Nove, são nove opções e nove possíveis molas que podem lançá-los para a próxima fase (ou nove possíveis bombas que podem explodir em vossas mãos). Portanto, sejam estratégicos e busquem a ousadia poética. Tenham coragem, acima de tudo. Nem sempre o que lhe parece mais cômodo pode lhe garantir o sucesso. Desejo boa sorte a todos vocês! Agora o show é por conta de vocês. Abraços!" 


Lohan Lage Pignone.







AUTORES S/A
(UMA SOCIEDADE DIFERENTE)


17 comentários:

Anônimo disse...

O poema deve ser inédito?

João Paulo Hergesel disse...

Mesmo questionamento: só valerão poemas inéditos?

Autores disse...

Não, o poema não precisa ser inédito, caros poetas. Caso vocês já possuam algum poema escrito sob alguma dessas temáticas, poderá utilizá-lo nesta fase.

Sorte!

Autores disse...

*Desejamos a todos sorte! (perdoem a ambiguidade acima).

Andrea Amaral disse...

Arrasando, hein, amigo? Este site está a cada dia mais interessante. Um beijão à todos os autores.

Anônimo disse...

Lohan, você é genial! Concordo com o comentário de cima, nesse seu post você arrasa como sempre em ideias e inovações! Continue assim, agradecemos o esforço de promover ainda mais a poesia! Sucesso!

Anônimo disse...

O meu poema já está enviado! Agora aguardarei o resultado. Mas agradeço, desde já pela oportunidade e parabenizo aos organizadores. Beijos!

Ass: Fowl

J. A. disse...

Acabei de descobrir que não fui classificado :(

É uma pena pra mim, mas, enfim... acontece. Vou comentar tudo aqui de uma vez só pra poupar tempo e espaço.

Minha primeira observação é sobre os poemas classificados na 1ª fase/pré-seleção/whatever: de alguns eu gostei, e de outros nem tanto. Apareceu "Alguém" lá naquele post comentando, e em certos aspectos eu até concordo com aquela pessoa, por eu ser um poeta que preza por uma forma mais "clássica" de poesia, e realmente é um tanto frustrante para alguém como eu ver apenas peças de modernismo, como se os métodos antigos não valessem mais... Mas não quero ser tão chato citando nomes ou obras, pra não encher ninguém. Há no entanto alguns diamantes lá no meio que me fizeram muito feliz, e estou torcendo por eles =)

Em segundo lugar, no post dos classificados vi dois anônimos sugerindo uma postagem das obras desclassificadas, então junto-me a eles e faço um coro de três pessoas, porque também estou muito curioso pra ler os outros tantos poemas que competiram por uma vaga entre os noventa. Eu acredito que seria como um prêmio de consolação para aqueles que assim como eu não puderam avançar na competição... muita gente ficaria feliz com isso, eu penso ^^

Finalizando o meu comentário (comment gigante, desculpem i.i), adorei os temas dessa fase! Meus preferidos foram o 5 e o 8, sendo que sobre este último eu mesmo conheço uma poetisa que escreveu um soneto lindo.

Boa sorte aos participantes, e que a Musa esteja com todos!

Anônimo disse...

Oi Lohan, por favor, vcs estão confirmando o recebimento das poesias da II fase??
Obrigada

Anônimo disse...

Também não recebi a confirmação
de recebimento (segunda fase), pelo menos por enquanto. É isso mesmo? Valeu.

Autores disse...

Olá meus queridos!

As confirmações de recebimento dos poemas da segunda fase já estão sendo enviadas. Confiram lá!

Abração!

Autores S/A

Anônimo disse...

Oi Lohan, oi gentes!
Brigada! Recebi a confirmacao e agora so me resta procurar minha caixinha de calmantes. Ela ta aqui em algum lugar, viu ... rs
Boa sorte, pessoal.

Cinthia Kriemler disse...

Amanhã,23h59,encerra-se o prazo de envio. E aí, quanto tempo (previsto) para o resultado da Fase II?

Lohan disse...

Olá, Cinthia!

Haverá uma semana de intervalo entre este domingo (prazo de entrega) até os resultados oficiais, para que os jurados leiam e avaliem com calma.

Comunicaremos por e-mail o anúncio dos resultados, assim como informaremos pelo página do Autores S/A pelo Facebook também.

Abraços!
Lohan.

Gerci Godoy disse...

Olá Lohan, estou com minha poesia pronta para enviar mas tenho dúvidas: não precisa mandar junto o pseudônimo? Posso assinar logo abaixo da poesia?
obrigada
Gerci

marcelo disse...

eu tenho a mesma dúvida. Acabei mandando sem pseudônimo mesmo porque achei que que,como já enviamos o e-mail anteriormente, já deve haver uma associação de poeta-email. de qualquer maneira, mandei ontem e não recebi minha confirmação.
abs,
marcelo.

Lohan Lage disse...

Olá, queridos

Aos dois últimos comentários: não, não é necessário modificar o pseudônimo nesta fase; e não é preciso enviá-lo junto com o poema, pois já temos a listagem de e-mails dos classificados. Pedimos que não mudem de e-mail por agora.

Já confirmamos os novos poemas recebidos.

Obrigado!
Lohan