quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Regulamento da Fase de Grupos e Sorteio dos Grupos


Bom dia, poetas e leitores!

Hoje é dia de eleição, meu povo! E dia de post com muitas novidades aqui no Autores S/A também. Todos os 32 poetas guerreiros que se classificaram na etapa anterior tomarão conhecimento, nesta postagem, de todos os detalhes referentes à terceira fase.

Agradecemos sempre pela participação maciça de todos os poetas no grupo do III Concurso de Poesia Autores S/A, e que continuem assim até o fim!

Conforme fora combinado, o sorteio dos grupos foi realizado na madrugada de sexta para sábado e todo ele GRAVADO, a fim de que não deixemos nenhum resquício de suspeita em relação à feitura desse processo. Definir os grupos, arbitrariamente, seria, no mínimo, antiético por parte da organização do concurso.

Vocês devem estar se perguntando: mas como faremos nesses grupos? Todos enfrentam todos? Serão duelos? Quantos se classificam? Como se classificar? Bem, antes de clicarem no play do tão esperado vídeo do sorteio dos grupos, que tal entendermos a mecânica desta complexa e emocionante fase de grupos? Vamos lá:

(POR FAVOR, É IMPRESCINDÍVEL LER TODOS OS INFORMES ABAIXO)

A FASE DE GRUPOS do III Concurso de Poesia Autores S/A será composta por 08 grupos (A, B, C, D, E, F, G, H). Cada grupo irá abrigar 04 poetas. Os 04 poetas serão sorteados de acordo com a definição de suas posições no ranking oficial da fase anterior. Um de cada pote irá compor o grupo, a fim de que haja maior suposto equilíbrio. Os 08 primeiros são cabeças de chave (pote azul). Do 9º ao 16º, teremos o segundo pote (pote rosa). Do 17º ao 24º, teremos o terceiro pote (pote roxo). E do 25º ao 32º, teremos o quarto e último pote (pote transparente).


Os primeiros confrontos serão definidos pela ordem natural do sorteio. Os demais emparelhamentos também já foram estabelecidos, antes mesmo do sorteio. Vejam, a seguir, a tabela dos grupos, com temas das primeiras rodadas especificados:





OBS: Vale dizer que, ao contrário do que foi feito agora – tema sendo revelado com bastante antecedência – o tema (2) será revelado ao final da 1º rodada de cada grupo, enquanto o tema (3) será revelado ao final da 2º rodada de cada grupo.


Os cruzamentos da próxima fase (Oitavas de Final), das Quartas de Final, da Semifinal e da Final são definidos da seguinte forma:





De cada grupo sairão dois poetas classificados, o 1º e o 2º.

Em cada rodada, uma dupla diferente de jurados avaliará os poemas, os duelos. Cada dupla de jurados abarcará a leitura de dois grupos, para que não fique pesado para nenhum deles e, assim, possamos prezar ao máximo pela qualidade das avaliações.
Ex: na rodada 01, os jurados Maria e João farão a leitura dos quatro poemas do grupo A e dos quatro poemas do grupo B; os jurados André e Paula farão a leitura dos quatro poemas do grupo C e dos quatro poemas do grupo D; e, assim, sucessivamente, totalizando oito poemas a serem lidos por jurado. Na rodada 02, já teremos novas duplas de jurados, isto é, teremos um rodízio de olhares, a fim de evitar que não haja olhares “viciados” por parte da banca e quaisquer tipos de suspeitas. As identidades dos jurados só serão reveladas depois que eles enviarem suas avaliações e estas forem publicadas no blog.

O esquema de pontuação dos grupos será o seguinte:
a) Um duelo possui pontuação máxima de: 02 pontos
b) Se um poeta vencer o outro por 02 votos a 0, ele acumula: 02 pontos, e o outro fica no zero.
c) Em caso de empate, isto é, 01 voto para cada poeta, ambos acumulam: 01 ponto.
Como foi dito acima, cada duelo será avaliado por uma dupla de jurados. Isto implica em 02 votos distintos. A pontuação dos poetas envolvidos no duelo dependerá do voto de cada um desses jurados. Os únicos resultados possíveis são: 2 a 0 ou 1 a 1.
d) Todos os poetas enfrentam todos os poetas do grupo, mas através de duelos. Serão seis duelos, no total, por grupo (02 por rodada). Cada rodada será temática. Cada poeta terá três chances, ou três rodadas, para acumular pontos e alcançar sua classificação. Ou seja, uma derrota, em uma das rodadas, não significará a sua eliminação. Será apenas um revés que ele poderá reverter em outros duelos. Os dois poetas mais pontuados, ao final de cada grupo, estarão nas Oitavas de Final.

Finalizando todos os duelos, caso haja empate na pontuação entre o segundo e o terceiro lugar, por exemplo, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
1-      Estrelas acumuladas
2-      Classificação final na etapa anterior (segunda etapa)

E o que seriam as “estrelas”? Consiste na “surpresinha” que fora anunciada no grupo do Facebook: TODOS OS 32 POETAS TERÃO QUE ELABORAR UM HAIKAI, NESTA PRIMEIRA RODADA, ABORDANDO COMO TEMÁTICA UMA DAS ESTAÇÕES DO ANO. Não disse que seria uma “surpresinha”? Um poema mínimo! E o que um haikai teria a ver com o critério de desempate, afinal? Bem, a nota final do seu haikai, concedida pelo jurado(s), será computada como seu número equivalente de estrelas. Portanto, a importância deste haikai é tremenda. Seu peso equivale de 0 a 5 estrelas (depende da nota ou média final).

As estrelas não se resumirão apenas na nota dos haikais. Elas poderão ser acrescidas no decorrer do certame através da VOTAÇÃO DO PÚBLICO, as quais serão abertas pelos comentários do post em questão. No entanto, o peso dado à votação do público será equivalente a 01 estrela. Logo, a importância maior deverá ser dada à feitura do haikai.

10º Nesta primeira rodada, os poetas terão um prazo maior para a entrega dos poemas (o temático do grupo e o haikai): de hoje, domingo, dia 05/10/2014, até o próximo sábado, dia 11/10/2014, às 18hs., pelo próprio corpo do e-mail poesiaautoressa@gmail.comPor favor, não enviar em anexo. Títulos obrigatórios em ambos os poemas. Estejam atentos aos temas iniciais dos grupos de vocês e caprichem também nos haikais. Eles poderão definir vossos destinos no concurso! Saibam avaliar também o oponente no duelo; qual o seu estilo de escrita? Como posso superá-lo? Afinal, os dois jurados terão que escolher entre o seu poema e o do seu oponente naquele momento...

Finalmente, vamos ao vídeo com o sorteio dos grupos. Perdoem o estado descabelado do sujeito que vos fala no vídeo. Tomem nota, estudem o tema inicial, analisem os concorrentes de seus grupos. Não será permitida a troca de grupo ou tema em hipótese alguma. Em caso de dúvidas, por favor, entrem em contato. E boa sorte a todos!





Também disponível no Youtube:  


TABELA OFICIAL COMPLETA DA FASE DE GRUPOS









AUTORES S/A: UMA SOCIEDADE DIFERENTE


PARCEIROS:






2 comentários:

Paulo Ramos disse...

Verão

todos os olhos absorverão
a luz que as estrelas
tão generosas nos dão...

PAR - PT

Jônatas disse...

Eu voto em Natureza Pedagoga - Natasha Felix