Sejam bem-vindos ao “Landoni 2012”, leitores SA! No meu primeiro post do ano, tenho o prazer de apresentar a mais nova seção das quintas-feiras musicais:
“E é Plágio?”
Mais do que apontar músicos e suas cópias indiscriminadas, o objetivo desta seção é mostrar ao leitor as mais variadas coincidências musicais, isto é, que nem tudo precisa ser tão diferente ou original para ter valor. E inclusive ressaltando que muitos julgamentos podem ser injustos.
É só acontecer fatos assim e a repercussão costuma ser impiedosa. Mas estou aqui para duvidar: será que tudo é mesmo plágio? Será que por trás de toda coincidência existe de fato um compositor gatuno e oportunista? O primeiro caso que compartilho com meus leitores tem origem numa música composta por um virtuoso guitarrista finlandês: Timmo Tolky. A banda: Stratovarius.
Capa do àlbum Infinite.
Arte de Derek Riggs.
Corria o ano de 2000. A banda finlandesa lançava seu 8° álbum de estúdio: Infinite. No álbum a música Million Light Years Away e com ela uma coincidência inusitada. O tema inicial executado pelo tecladista sueco Jens Johansson (Dio, Yngwie Malmsteen) seria um plágio de Amigo, do Roberto Carlos. O quê?! Ora, poderia ser um do Titãs, até do Ultraje a Rigor que não seria tão estranho, mas Roberto Carlos?! Até hoje muitos insistem na tese do plágio. Antes de continuarmos, leitores, vou deixar que ouçam as duas versões.
Então, é plágio ou coincidência?
Roberto Carlos: Amigo
Stratovarius: Million Light Years Away
Como puderam ouvir, é inegável que ambos os temas se parecem. Porém, ainda que se pareçam muito, estão longe de ser a mesma coisa. O arranjo de “Amigo” tem mais notas que a solução de Tolki, o guitarrista do Stratovarius. Em relação à banda finlandesa, o padrão rítmico do tema soa linear, contínuo, enquanto a do cantor brasileiro parece mais sincopado. Portanto, o tema de “Million Light Years Away” não é um plágio de “Amigo”, pois não é uma cópia da canção brasileira.
Nunca vamos saber a verdade, se Timmo Tolki conheceu a música do Roberto Carlos. Segundo o próprio guitarrista numa entrevista à Rock Brigade, a questão do plágio lhe era desconhecida. Para muitos leitores suas afirmações pareceram cínicas. Para mim não. Talvez eu possa estar errado, mas convenhamos, como um finlandês que muito provavelmente desconhece a música popular brasileira poderia conhecer Roberto Carlos? Quem poderia ter tido o interesse de mostrar ao guitarrista: “Olha, Timmo, que música legal desse tal... Roberto.
Agora vamos supor que algo semelhante tenha acontecido. Vamos supor que ao ser perguntado sobre as semelhanças entre uma e outra canção, durante a entrevista concedida à Rock Brigade, Timmo Tolki tenha sido de fato cínico quando confundiu o cantor brasileiro com o Roberto Carlos, ex-jogador da seleção brasileira de futebol. Ainda assim, o que este hipotético cinismo teria a ver com a suposta cópia? Mesmo que o músico do Startovarius tenha se baseado no tema de “Amigo” para compor o seu, não confirmaria a tese de que a música é um plágio. Desde quando a canção, que tem 5 minutos, se resume ao tema inicial? O que vem depois, ou seja, todo o desenvolvimento, prova que a do Stratovarius não tem absolutamente nada a ver com a música do Roberto Carlos. Ou quase nada. É só ouvir e resistir aos desvarios das opiniões irrefletidas.
Timmo Tolki
...E é Plágio?
n° 01Camillo Landoni
post XLVI
9 comentários:
Podem me chamar de cafona, mas eu adoro Roberto Carlos. Não conhecia essa banda, mas adorei o post.
O blog está de parabéns, mais uma vez. Essas reportagens de música tem muita qualidade, me inspiaram.
Estou pensando em montar um blog sobre música da minha região e a música Amazonense. moro em Belém e vocês me inspiraram a isso.
Obrigada, Autores SA
A, meu nome é Lygiane Silva e não estou conseguindo comentar com a conta blogger.
Queria ter comentado na reportagem do lindo conjunto Marylion também e dos filmes de terror. Não gosto desse estilo de filme, mas recentemente passou Drácula em um canal fechado e eu assisti graças a vocês. Se não fosse ter lido no Autores SA sobre esse filme nem teria visto. Estou procurando o livro. Aqui é muito difícil de achar.
Aqui é muito difícil de se ouvir rock, mais gostaria de ouvir rock e pop de vez em quando. A saída é a net.
De novo, adoro Autores SA
Meodeosss, são muito, muito parecidas.
Pra mim é plágio. Pode ser plágio espiritual, inconsciente, sei lá. Mas que parece, parece!
^^
Adorei, escreve sobre mais polêmicas como essa!!!
Valeu por escrever sobre Stratovarius, uma das minhas bandas favoritas.
Porra, esse blog está subindo no meu conceito.
Saudações rock & roll!
Antônio Soares
Santo André, SP
Antes de qualquer nota devo dizer que foram incríveis os comentários. Fico orgulhoso pelo Autores SA.
Salve Belém do Pará! Obrigado pelos elogios, e aproveite sua inspiração para escrever e soltar o verbo!
Si, Marillion é linda! Já notei que você tem bom gosto musical e sensibilidade. Lygiane, hoje a saída para todos nós é a net.
Grande abraço!
Olá, Thaty, essa seção está apenas começando, virão outras edições sobre plágios, ou semelhanças musicais. Apareça mais!
Tony, Saudações Rock n Roll! É uma honra para este que aqui escreve sobre música receber um fã do Stratovarius. Aguarde os próximos posts!
Grande abraço a todos!
Landoni
Cara, acho que voce nao esta por dentro da fama do Roberto Carlos, o cara é conhecido no mundo todo. E nao precisa ser exatamente igual para ser plagio, esse negocio de coincidência em musica eu duvido, no meio de milhoes de notas musicais o cara "escolhe" as mesmas e no mesmo ritmo??
Abraço
se estamos diante de um caso de plágio, então é um plágio desta música do filme de chaplin: http://www.youtube.com/watch?v=hFE30OF6N58 e não do roberto carlos, que pode ter também plagiado esta mesma música.
agora as notas musicais são milhões?
hahahhahahaha
Postar um comentário