quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Hot Space, o pior álbum da 'Rainha'?




 
Antes de rever os últimos posts que escrevi, eu estava... Perdido? Escrever o quê? Sobre o quê? Para onde ir? Vou em frente? Volto atrás? Fico onde estou? Mais dois segundos e me achei. Só precisava mesmo retomar a boa rotina de “Autor SA”.  E daí o post da volta: por que não sobre quem se perdeu? Na história da música há muitas perdas. Não, não falo da morte propriamente, mas sobre capítulos que nos fazem questionar se fariam realmente falta caso não tivessem sido escritos e publicados.

A premissa para se perder amanhã é saber onde estamos hoje, ou para onde precisamos ir; portanto, não haverá lugar aqui para quem nunca se encontrou. Então vamos agora começar a conhecer ou recordar alguns dos perdidos mais gloriosos da história da música.

Muitas foram as bandas de Rock dos anos 70 (do século XX, tá?) que ao cruzarem a fronteira dos 80 sacaram sem pudor as credenciais do Pop.  O Queen não fugiria à essa regra, lançando neste período álbuns recheados de sintetizadores e músicas dançantes. O alvo do presente post é exatamente um destes discos: Hot Space, lançado em 1982 e considerado por 10 entre 9,8 ouvintes, entre fãs e simpatizantes do Queen, o pior trabalho da banda britânica. Pop demais para uma banda de hard rock? Quem acha isso é porque nunca conheceu Queen de verdade, pois ela sempre esteve além do gênero que a consagrou. E só por preciosismo, a banda é britânica, não inglesa, pois Freddie Mercury não era inglês, uma vez que sua origem nos remete a uma das ilhas do arquipélago de Zanzibar, que foi colônia da Grã-Bretanha entre 1919 e 1961 e hoje é território da Tanzânia.


Não deixa de ser coisa do senso comum considerar a “interferência” do Pop nas tavernas do Rock um evento histórico, com marcos didaticamente definidos, porém, nos aproximando mais dos fatos somos capazes de ouvir admirados (é por minha conta) um Judas Priest ‘coverizar’ Fleetwood Mac, ainda em 1978. É só um exemplo entre tantos outros de que o rock pesado nunca foi uma terra insular, banhada por um oceano de solitária e arrogante superioridade. Apesar disso, a maior parte dos críticos, dos fãs e até mesmo a própria banda, dizem, relegaram Hot Space ao “quase” esquecimento. Juntos, críticos e fãs exilaram este que é o 10° álbum da carreira do Queen, transformando-o numa ilhota insignificante sempre afastada dos melhores, dos mais famosos e dos clássicos. Mas, contrário a toda crítica especializada e a todos que o menosprezaram, Hot Space é um tesouro a ser ainda descoberto, 30 anos após seu lançamento. Deve ser mais do que ouvido como um eco crítico (é o pior-pior-pior), deve ser lido na sua intrínseca musicalidade, a despeito de suas possíveis relações com a história do rock. Apesar de todas as complicações interpessoais e políticas que envolveram a gravação deste álbum, Hot Space é um primor de produção musical. Sessões de baixo maravilhosas, que não desmerecem em nada o notável talento de Jonh Deacon. A voz de Freddie Mercury esbanja versatilidade e brilhantismo. “Cool Cat” é uma das melhores peças já produzidas pela banda. Nesta música a voz de Mercury consegue superar o que pensávamos conhecer a respeito dela. “Put out the Fire” e outras músicas deste álbum são infinitamente melhores que “We Will Rock You”, por exemplo, mas é claro que os que consideram a história acima de tudo execrarão minhas opiniões.


Em suma, ao contrário do que 99% (chute?) dos críticos consideram, Hot Space não se resume à sensacional e renomada “Under Pressure”, que encerra o álbum. Ao contrário da opinião da maioria, este não é o pior álbum do Queen, é sim o mais injustiçado e precisamente uma delícia de se ouvir.      


Link para ouvir o álbum completo: 

 http://www.youtube.com/watch?v=8WWCtz57JQY




  
Camillo Landoni



                                    
    

4 comentários:

Brooks Thaty disse...

Muito bom ver a turma postar de novo no Autores^^
Adorei saber que a música que mais amo do Queen é do álbum considerado "O pior". Vou comprar o Hot Space, acabei de achar nesse link das Americanas: http://www.americanas.com.br/produto/5242989/cd-queen-hot-space

Assim que ouvir e "re-ouvir" com cuidado, volto aqui pra dar meus pitacos.
Nice post!!!!!!!!!!!!

Brooks Thaty disse...

Camillo,

fui ao show do MArillion no sábadoooooooo. Fiquei mega perto do palco, na pista V.I.P. Lembrei do seu post sobre essa banda MARAVILHOSA!!!

Bjocas, Thaty Louise.

Landoni Cartoon disse...

Sim, é verdade, aos poucos vou me organizando para ler os posts e preparar os meus. Muito bom saber que ajudei a aumentar as vendas do HotSpace! =D

Pode dar seus pitacos, deve! Fico feliz por vc ter ido! Infelizmente não pude ir, mas no próximo estarei lá. Gostei muito daquele post, mas ainda terá outros sobre o Marillion. Aguarde!

Grande abraço!

Lohan Lage Pignone disse...

Opa, grande Camillo!

Seu post atiçou minha curiosidade em conhecer este álbum, com certeza irei caçá-lo agora mesmo. Tati, obrigado pelo link! Queen é uma das minhas bandas favoritas, embora eu desconheça, ainda, muitas músicas deles.

Camillo voltou com tudo, uhhu!

Abração,
Lohan.